25/05/2024 10:38

Emprego: inscrições para o concurso público da Câmara de São José dos Campos começa hoje

emprego

Emprego: As inscrições para o concurso público da Câmara de São José dos Campos com 25 vagas no cargo de técnico legislativo começam nesta terça (26) às 10h e vão até 23h59min do dia 24 de novembro, exclusivamente pelo site da Vunesp: www.vunesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 56,50.

Duas vagas de emprego (5%) são reservadas a pessoas com deficiência, mediante inscrição específica e apresentação de laudo médico.

Para concorrer é preciso ser brasileiro, ter ensino médio completo e no mínimo 18 anos, estar quite com a Justiça Eleitoral e CPF regularizado na Receita Federal.

A aplicação das provas, objetiva e de redação, a cargo da Fundação Vunesp, está prevista para a tarde de 23 de janeiro, em São José dos Campos. Confira no edital o conteúdo programático em língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades e conhecimentos específicos.

A jornada de trabalho de 40 horas semanais poderá ser cumprida em horário diurno e/ou noturno, em dias de semana, sábados, domingos e/ou feriados.

A remuneração é de R$ 3.861 e os benefícios incluem auxílio alimentação – (lei  4.580/94), vale-transporte (lei 3.109/86), seguro de vida em grupo (lei 3.561/89), reembolso parcial de plano de saúde (lei 8.974/13), reembolso parcial para graduação e pós-graduação (lei complementar 626/2019 e gratificação para filhos menores (lei 5.506/99).

Entre as atribuições do emprego técnico legislativo estão: executar atividades administrativas, levantamento de dados, elaboração de relatórios, análise e acompanhamento de documentos, podendo atuar no suporte a áreas de controle processual, gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, jurídica, arquivo e atendimento ao público, além de eventual condução de veículos.

emprego

Sessão de hoje (26)

Um total de 23 documentos devem ser votados pelo plenário nesta terça-feira (26), a partir das 16h, durante a 70ª Sessão ordinária do ano. Outros 163 compõem a pauta para leitura e conhecimento dos vereadores.

Várias indicações foram endereçadas à Secretaria de Mobilidade Urbana com pedidos de melhorias em pontos de ônibus, ampliação de linhas do transporte coletivo urbano e reforço na sinalização de trânsito. Também há solicitações de revitalização e reforma de áreas de lazer e esportivas, além de serviços de manutenção geral nos bairros.

Entre os documentos para votação está a moção 327 que manifesta apoio ao projeto de lei estadual 31/2021, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que “estabelece medidas de proteção a menores de idade na aquisição de livros e artigos literários no Estado de São Paulo”.

Entenda os termos

Requerimento é um documento usado para fazer solicitações a uma autoridade pública, como a Prefeitura. Também pode ser utilizado para pedir informações ou outras solicitações em geral.

Indicação é um documento feito pelos vereadores para indicar aos órgãos competentes a necessidade de realizar medidas de interesse público. Esse tipo de documento tem a finalidade de sugerir que o órgão tome providências que são de sua competência.

Já a moção é uma proposta de manifestação da Câmara Municipal sobre algum assunto de esfera municipal, estadual ou federal, apelando, aplaudindo ou protestando.

emprego

Esgotamento profissional é tema de reportagem da TV Câmara

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é o tema de uma reportagem produzida pela TV Câmara que faz um alerta sobre os efeitos de uma rotina de excesso de trabalho ou estudo e estresse para a saúde física e mental do indivíduo relacionada ao emprego. Assista ao lado ou no canal do Youtube.

Para a psicóloga Cláudia Andrade, entrevistada pela TV, a pandemia foi um fator de agravamento do problema na sociedade. Segundo ela, com o isolamento e o home office, o medo do desemprego e inseguranças em relação ao futuro, muitas pessoas aumentaram a carga horária de trabalho.

Um levantamento produzido no ano passado por uma plataforma de marketing analisou as buscas na internet durante a pandemia, utilizando as principais palavras-chave relacionadas à saúde mental. Entre elas, o termo Burnout se destacou com um aumento de 122% nas pesquisas.

Entre os principais sintomas da doença estão o cansaço excessivo (físico e mental), insônia, perda de produtividade, dificuldade de concentração, negatividade, dores musculares entre outros.

A reportagem também ouviu o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dr. Elton (MDB), que destacou a necessidade de o poder público prestar assistência às pessoas em sofrimento causado por distúrbios emocionais do emprego.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também