Foto: PMSJC
A Ecco Liberty Soluções Ambientais, que tem sede em Fortaleza (CE), venceu a licitação aberta pela Prefeitura de São José dos Campos para a coleta de lixo orgânico na cidade.
A empresa, que receberá R$ 175,1 milhões nos próximos cinco anos, superou outras 14 concorrentes.
A Ecco Liberty ficará responsável pela coleta regular e pelo transporte de resíduos sólidos domiciliares, além da coleta diferenciada das feiras livres e dos resíduos da varrição e capina. A empresa substituirá a Beta Ambiental, que havia sido contratada em junho de 2022 e, inicialmente, receberia R$ 129 milhões em um período de cinco anos.
Durante o período de pouco mais de um ano e meio de contrato, a atuação da Beta Ambiental ficou marcada por paralisações no serviço.
A empresa alegava que o valor do contrato estava defasado e chegou a pedir reajuste de 28,9%, o que foi negado pela Prefeitura. Em dezembro de 2023 o município obteve uma decisão judicial favorável que impedia a Beta de fazer a rescisão unilateral. Desde então, o serviço era prestado de forma precária, por meio de uma intervenção por parte da Prefeitura.