Programa “Caiu no Enem” vai ao ar das 19h30 às 21h na TV Brasil
Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fazem ampla cobertura dos principais assuntos que envolvem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo 28 de novembro. A TV Brasil apresenta hoje o programa Caiu no Enem voltado para correção das provas.
O apresentador Giuliano Cartaxo entrevista professores e alunos e leva ao ar matérias sobre curiosidades, dicas e informações importantes a respeito do exame. O Caiu no Enem, vai ao ar das 19h30 às 21h.
A Rádio Nacional e a Agência Brasil, além das redes sociais dos veículos farão a transmissão do programa ao vivo, nos mesmos dias e horários.
Assista a correção do primeiro dia de provas do Enem 2021
No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos fizeram, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação, cujo tema, “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, foi apontado por professores como difícil.
Para ver a correção das provas assista ao vivo e on demand
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv
A TV Brasil também está nas redes sociais:
– Facebook: facebook.com/tvbrasil
+ – Twitter: twitter.com/TVBrasil
– Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbrasil
Questões do Enem
Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), um banco que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória. Mais informações sobre a cobertura do Enem, que inclui correção de provas, estão disponíveis aqui.
Domingo, dia de provas do Enem 2021
É neste domingo que o Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza. Com 45 questões, cada, as provas serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital. Em ambas modalidades, as questões são iguais.
Os candidatos devem ficar atentos e não esquecer de levar máscara de proteção facial, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, itens obrigatórios no exame.
Nos locais de exame, os portões são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30, no horário é o de Brasília.
A dica dos professores é que os estudantes tenham uma estratégia de prova e que administrem bem o tempo para resolver as questões. Quem não se saiu muito bem no primeiro dia de teste, domingo passado (21) ainda tem chance de recuperar a nota.
No primeiro dia de Enem, os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.
Assim como na prova do último domingo (21), é obrigatório o uso de máscara de proteção facial. Participantes que estiverem com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras pode levar à eliminação do candidato.
Além da máscara, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a carteira de identidade, a carteira nacional de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997.
Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e, no Enem digital, pode ser usada para fazer anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.