Foto: Agência Brasil
O governo federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado em todo o país, popularmente conhecido como o “Enem dos concursos”, que estava programado para ocorrer neste domingo (5). A medida foi tomada por cauda da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, causada pelas fortes chuvas.
A decisão de adiar o concurso estava sob análise pela equipe ministerial do governo. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, responsável pela organização do concurso, chegou a consultar o advogado-geral da União, Jorge Messias, buscando orientações legais sobre as medidas a serem adotadas diante dessa situação emergencial.
Na quinta-feira (2), a pasta responsável havia divulgado uma nota afirmando a manutenção da realização do concurso para o domingo, porém, diante da gravidade da situação e do aumento no número de vítimas das chuvas, a decisão foi reconsiderada.
De acordo com o balanço oficial divulgado pelo governo do Rio Grande do Sulm na tarde desta sexta-feira(03), o número de mortos em decorrência das fortes chuvas subiu para 37. Mais de 200 municípios foram afetados. Uma nova data para a realização das provas será anunciada posteriormente.