Foto: Divulgação
Para combater a disseminação de desinformação, fortalecer o raciocínio lógico e incentivar o compartilhamento de dados seguros e embasados, o Colégio Mater Dei, de São José dos Campos, criou o projeto “Detetives Digitais”.
O projeto “Detetives Digitais” fechou a programação da Semana da Cidadania Digital, que desafiou os alunos a interpretar e representar dados através de textos, sons, imagens e números, com o objetivo de desenvolver habilidades de comunicação e compreensão.
Para levantar os dados – através do formulário Google – os estudantes contaram com a colaboração de estudantes do 6º ao 8º ano. Segundo o colégio, a análise dos resultados a partir de gráficos aprofundará a pesquisa.
O impacto das tecnologias na vida pessoal e na sociedade, como os principais mitos relacionados à saúde que circulam na internet, também foram assuntos debatidos em sala de aula.
Os estudantes ainda aprenderam a identificar notícias falsas e a tomar decisões responsáveis no mundo online, contribuindo para a disseminação de informações verídicas.
Por fim, com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e a reflexão sobre o papel da AI no pensamento humano – não como substituto – os alunos produziram conteúdos especiais para o podcast “Detetives Digitais”.
“Ao desenvolver o pensamento crítico e ética online, preparamos nossos estudantes para enfrentar os desafios e oportunidades da era digital, e contribuir para uma sociedade mais responsável e consciente”, disse Alessandra Prata, Diretora do Colégio Mater Dei.
PALESTRA
A Semana da Cidadania Digital envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em atividades de criatividade e troca de conhecimento sobre o uso consciente, responsável e ético da internet.
Entre os temas abordados, foram debatidos em sala de aula: “Fake News, um estudo utilizando a Matemática e Língua Portuguesa”, “Os prejuízos do uso excessivo de eletrônicos” e “Dicas para a segurança no compartilhamento de dados”.
Segundo o colégio, o objetivo da iniciativa, que conta com a parceria da Foreducation EdTech, especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas educacionais, foi ajudar os estudantes a terem boas práticas, se protegerem e transitarem no mundo digital com mais cuidado.