Foto: Divulgação
A Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, localizada no bairro Juquehy, em São Sebastião, foi uma das vencedoras do 1º Prêmio Projeto de Arquitetura, que reconhece obras de arquitetos brasileiros publicadas pela revista Projeto. Reconstruída em tempo recorde, a escola recebeu um prêmio extra pelo seu desempenho em ESG – Sustentabilidade.
A premiação, realizada em 5 de setembro, incluiu 10 prêmios por categoria, um prêmio principal e uma honraria especial. As obras foram avaliadas por um júri independente composto por 11 profissionais da área.
Reconstrução Rápida e Sustentável
A escola, que foi parcialmente destruída por chuvas extremas em fevereiro de 2023, foi reconstruída em apenas oito meses, um terço do tempo normalmente necessário para obras desse tipo. A nova unidade teve uma redução de 40,45% nos custos, passando de R$ 22 milhões para R$ 13,1 milhões, graças ao uso de estruturas modulares e à reutilização de parte da construção anterior.
O projeto arquitetônico inovador inclui obras estruturais em alvenaria e salas de aula pré-fabricadas em madeira engenheirada. O complexo escolar utiliza energia solar e oferece lousas digitais, iluminação adaptável, recursos de acessibilidade e um ambiente acolhedor para os alunos.