Foto: Divulgação
As escolas estaduais de ensino médio em Lorena, Guaratinguetá e São José dos Campos foram destaques na mais recente avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), figurando entre as 130 melhores do Brasil.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Colégio Técnico de Lorena (Cotel) lidera a região com um Ideb de 6,7, posicionando-se como a 23ª melhor escola do país dentre as 14,4 mil instituições avaliadas. O Ideb é calculado com base na taxa de aprovação das escolas e nas médias de desempenho dos alunos em matemática e português, obtidas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A Etec de Guaratinguetá (Professor Alfredo de Barros Santos) segue como a segunda melhor escola do Vale, com uma nota de 6,1, ocupando a 119ª posição no ranking nacional.
Duas escolas de São José dos Campos compartilham a nota de 6,1: a Professora Maria Dolores Verissimo Madureira, que está na 126ª posição, e a Etec Professora Ilza Nascimento Pintus, na 127ª.
A Etec de Caraguatatuba obteve uma nota de 6,0, classificando-se na 158ª posição. Outras instituições da região incluem a Etec João Gomes de Araújo de Pindamonhangaba (nota 5,9, 217ª posição), a Etec Machado de Assis de Caçapava (nota 5,8, 258ª posição) e a Etec José Bento Cônego de Jacareí (nota 5,8, 264ª posição).
No cenário nacional, as três escolas com as melhores notas do Ideb são: a Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena (MG), com nota 7,8; a Escola Família Agrícola Padre Eliesio dos Santos em Ipueiras (CE), com nota 7,5; e a Escola de Aplicação do Recife (PE), também com nota 7,5.