Foto: Governo São Paulo
O Estado de São Paulo deu um importante passo para valorizar e garantir a segurança dos produtos artesanais com o lançamento de um novo selo de certificação. A iniciativa foi oficializada na última segunda-feira, 2 de setembro, em Campinas, durante a celebração dos 26 anos da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo. O selo foi concedido pela Defesa Agropecuária paulista e pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, com o suporte da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
O Selo de Qualidade dos Produtos Artesanais de São Paulo foi criado para atestar não apenas a segurança de consumo, mas também o alto valor agregado dos produtos artesanais. O selo é composto por quatro dígitos que seguem uma ordem sequencial e cronológica de obtenção do registro de produto junto ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). Esta certificação será gratuita e poderá ser incorporada ao rótulo comercial dos produtos artesanais.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, destacou a importância da nova medida: “Criamos o selo para atender aos produtores artesanais paulistas, que são os que mais precisam de reconhecimento e certificação. Uma medida como essa garante maior rentabilidade, quando chancelamos o valor desse tipo de produção.” O selo visa não apenas assegurar a qualidade, mas também destacar a singularidade e o diferencial dos produtos artesanais.
Atualmente, São Paulo conta com 115 estabelecimentos artesanais registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) nas cadeias de carne, mel, ovos, pescados e leite. Este número posiciona o estado como o segundo com maior quantidade de estabelecimentos artesanais no Brasil, com a expectativa de alcançar a liderança nos próximos meses.
A atualização da legislação de registro dos produtores artesanais, realizada em 2023, resultou em um crescimento significativo no número de registros. Enquanto antes da atualização a média anual de novos registros era inferior a dois, o novo sistema permitiu que 60 estabelecimentos fossem registrados no mesmo período.
Com o selo de qualidade, a expectativa é que os produtos artesanais de São Paulo ganhem ainda mais destaque no mercado, reconhecendo o compromisso dos produtores com a excelência e a segurança alimentar.