Foto: Divulgação
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou as datas da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais, que acontecerá de 19 a 27 de agosto. Cerca de 2,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participarão, competindo por medalhas de ouro, prata e bronze, similar à dinâmica da Olimpíada de Matemática (Omasp).
O objetivo principal é estimular a produção textual e desenvolver competências conforme o Currículo Paulista, conforme explicou Roberto Serra Campos Junior, coordenador das olimpíadas. As provas abordarão temas atuais de relevância social, variando de acordo com o nível escolar e incluindo textos argumentativos. No Ensino Médio, a olimpíada servirá também como preparação para o Enem e vestibulares.
A competição será realizada em uma única etapa, utilizando a plataforma Redação Paulista, que conta com uma assistente de correção virtual para auxiliar os professores na primeira revisão dos textos. Os melhores trabalhos serão selecionados por uma banca de professores, que distribuirá 125 mil medalhas. Em caso de empate, a Prova Paulista servirá como critério de desempate.
Desde a implementação da plataforma Redação Paulista em agosto de 2023, a quantidade de redações produzidas pelos alunos duplicou. No segundo semestre de 2023, foram elaboradas 3.290.170 redações, e no primeiro semestre de 2024, esse número subiu para 6.659.131 redações finalizadas e corrigidas.