18/05/2024 09:50

Estudantes do Pinheirinho fazem podcast para a comunidade

“E aí galera!? Vamos começar mais um papo reto, chega junto e ouve o que a gente tem a dizer. Atenção comunidade Pinheirinho!”. A voz juvenil e animada dá o tom dos podcasts do Papo Reto, projeto de Educomunicação da Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho do Palmares, na região sudeste.

O ‘programa de rádio’ nas plataformas atuais completa um ano com 10 programas gravados, por 15 estudantes, e planejando novidades para 2021.

Canal

O Papo Reto surgiu da necessidade de dar continuidade ao jornal da escola em 2020, uma vez que as atividades presenciais haviam sido suspensas devido a pandemia. O canal de podcast está disponível em plataformas de streaming e é compartilhado entre alunos e na comunidade pelas redes sociais.

Em contato por grupos de WhatsApp, os alunos definiam assuntos importantes para abordar em áudio, montavam pautas para entrevistas e compartilhavam textos para cada programa na nova mídia.

Sob orientação da professora de Língua Portuguesa Patrícia Pena a turminha do 7º ano inovou e colocou em prática o projeto, que recebeu premiações em concursos educativos de Comunicação, produziu um videodocumentário e ganhou mais espaço e o reconhecimento na comunidade.

“Neste tempo, pudemos observar progressos na escrita, na oralidade e na análise de textos dos alunos. São jovens e pensam muitas coisas sobre tudo, aprendem os tipos de linguagem, debatem os temas, estão antenados e são protagonistas. Hoje, têm aprovações e bolsas de estudos em outros projetos, estão se desenvolvendo e se tornam referências na escola”, conta a professora.

Os adolescentes aprendem na prática teorias de comunicação e Língua Portuguesa, desenvolvem raciocínio crítico, liderança, entre outras habilidades.

“O Papo Reto vem ocupando espaço no bairro. Quando os moradores falam do projeto, é com orgulho do bairro e dos nossos alunos. Um caso interessante foi o de um motorista de ônibus, que faz a linha do bairro, e comentou que antes só ouvia falar de problemas, agora ouve sobre as crianças, que falam de coisas importantes, que o ajudam a aprender novas coisas”, diz.

Voz

No programa Papo Reto, a ferramenta principal do trio de alunos e amigos, Camilly Nobre, 13 anos, Isaque Mariano, 13 anos, e Maria Eduarda Martins, 12 anos, é a voz. Eles fazem entrevistas, noticiam fatos importantes do bairro e da escola, declaram poemas, dão dicas e aprendem.

“Aprendi muita coisa, por exemplo, que para escrever algo, tenho que estudar antes sobre o assunto e não falar sem saber. Minha leitura e escrita também melhoraram muito”, afirma Camilly.

Tão importante quanto se expressar é saber ouvir, lição que a jovem Maria Eduarda destaca como sendo a mais importante. “Aprendi muito com as entrevistas, ouvindo pessoas diferentes. Ouvir outras opiniões é importante na sociedade. Precisamos entender que as diferenças existem, saber lidar com isso, e ter respeito sempre pelo outro”, comenta.

Já Isaque conta que antes de começar a gravar os podcats era “extremamente tímido” e hoje se sente mais confiante.

“No projeto aprendemos de uma forma diferente, mais divertida. A informação é importante para as pessoas, ajuda a saber o que acontece no dia a dia, leis e regras, tudo que pode influenciar nossa vida”, diz Isaque.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também