Foto: PMG
Um estudo sobre Saúde Digital desenvolvido por profissionais de Guararema foi apresentado durante o XXXVII congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Realizado em Goiânia no último mês de julho, o evento é considerado o maior encontro de saúde pública em toda a América do Sul e teve como tema “O SUS que Falta no Brasil”.
Produzido por Giuliana Lima Franco dos Santos Pereira, Paulo Alves Gomes e Sabrina Siqueira Franco de Melo, o trabalho “Saúde Digital: automatização no monitoramento de crianças no município de Guararema” já havia sido reconhecido em março durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas.
Naquela etapa, estavam inscritos 1.496 projetos e foram selecionados 67 trabalhos no estado de São Paulo. Já considerando todo o país mais de cinco mil experiências foram cadastradas, sendo que 536 trabalhos foram elencados para o congresso. No dia 17 de julho Guararema participou da mostra nacional “Brasil Aqui tem SUS”, que contou com outros 66 textos.
Ao longo da apresentação, os pesquisadores de Guararema mostraram o que observaram ao realizar o monitoramento da saúde infantil com o apoio da Coordenadoria Materno Infantil (COORMI) por meio do indicador de Porcentagem de Crianças com Diagnóstico de Agravos Sensíveis a Atenção Básica adequadamente monitoradas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“A implementação de estratégias tecnológicas só é possível por meio de olhares atentos diários da gestão e de todos os técnicos envolvidos para atuação em tempo oportuno na melhoria do monitoramento da saúde infantil”, concluem eles, que consideram “o processo de integração dos setores como importante e grande aliado na redução de tempo de atendimento e custo, que são pontos chave para garantia do acesso à saúde de qualidade e melhoria na qualidade de vida da criança”.
Os organizadores do estudo foram recepcionados na Prefeitura de Guararema pelo prefeito, o Zé, que os parabenizou pessoalmente. “Além de desempenhar um papel de excelência, a Saúde de Guararema tem sido referência para outras cidades e estados”, disse ele.
Orgulhosa em ver um estudo local e conduzido por trabalhadores de Guararema sendo reconhecido em nível nacional, a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, explicou a importância do feito. “Pudemos mostrar o nosso estudo e resultados positivos em uma mostra que tem importância refletida em números que representam um aumento progressivo da participação de gestores e profissionais de saúde em todo território nacional”, avalia ela.
É possível ler o documento “Saúde Digital: Automatização no monitoramento de crianças no município de Guararema” na íntegra em https://congresso.conasems.org.br/mostra-visualizacao/visualizar_projeto.php?id_inscricoes_mostra=3486.