Foto: Reprodução
Morreu na madrugada deste domingo (29), aos 87 anos, José Bernardo Ortiz, ex-prefeito de Taubaté. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos, decorrente de uma pneumonia pela qual estava internado desde 21 de setembro.
Natural do Rio de Janeiro, Ortiz foi engenheiro e exerceu três mandatos como prefeito de Taubaté: de 1983 a 1988, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004. Ele teve um papel importante na política regional, contribuindo para a eleição de seus sucessores. O velório ocorrerá no Memorial Sagrada Família, com a cremação prevista para após a cerimônia.
A Prefeitura de Taubaté lamentou a perda, decretando luto oficial de três dias em homenagem ao ex-prefeito. José Bernardo Ortiz era pai de Ortiz Júnior, ex-prefeito de Taubaté de 2013 a 2020, que atualmente é candidato à prefeitura. Em respeito ao falecimento, a campanha de Ortiz Júnior suspenderá suas atividades até a próxima terça-feira, dia 1º.
O velório será realizado na Capela 6 do Memorial Sagrada Família (rua Professor Luis Augusto da Silva, 55 – Centro), das 8h às 17h desta segunda-feira (30).
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), prestou homenagem a Ortiz, destacando sua dedicação e vocação para o serviço público. “José Bernardo Ortiz foi e será sempre uma grande referência, um parâmetro de dignidade e seriedade em sua atuação em prol do bem comum”, afirmou.