20/05/2024 05:57

Expresso Maringá inicia testes com ônibus elétrico readaptado em São José

Foto: PMSJC

A Expresso Maringá do Vale, uma das principais operadoras de transporte público em São José dos Campos, deu início, na fase experimental com um ônibus elétrico em algumas de suas rotas. O objetivo é compreender melhor o funcionamento e os benefícios potenciais desse tipo de veículo que foi reformado e adaptado para rodar com uso de energia elétrica. O valor da reforma não foi informado.

O Consórcio 123, que inclui, além da Maringá, a Viação Saena Peña e a empresa Jossense, informou que o serviço com os novos ônibus elétricos readaptados ainda não foi implementado nas outras empresas do grupo. A iniciativa ainda não foi oficializada, uma vez que se trata de uma fase de testes com o novo equipamento.

A expectativa é que os resultados desses testes possam abrir caminho para a adoção mais ampla de ônibus elétricos na região no futuro. Entretanto, a empresa não informou quantos veículos poderão ser futuramente readaptados para se tornarem elétricos.

A Maringá já opera com seis veículos 100% elétricos fabricados pela BYD e que utilizam o corredor da Linha Verde (Estação Sul – Centro / Campos São José – Centro / Novo Horizonte – Centro), além de outros 116 carros movidos a diesel.

Cobrança de Tarifas
De acordo com o Consórcio 123, a cobrança da tarifa do ônibus elétrico da Maringá será feita normalmente, da mesma forma que já é feita com os ônibus regulares, seja com dinheiro ou por meio de cartões de transporte.

O ônibus elétrico da Maringá irá atender as regiões de São José dos Campos nesta semana seguindo o cronograma abaixo:

Terça-feira (23/04) – 212 Putim Tecnasa
Quarta-feira (24/04) – 341 ECO
Quinta-feira (23/04) – 209 Jd UIRÁ
Sexta-feira (24/04) 315 Interlagos

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também