Foto: Detran
A falta de licenciamento veicular tornou-se a principal causa de multas no estado de São Paulo em 2024, segundo dados do Detran-SP. A infração é classificada como gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resulta em uma multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH do condutor e remoção do veículo ao pátio.
Para recuperar o veículo, o proprietário deve quitar todas as pendências financeiras, incluindo o valor de remoção e estadia no pátio. Em 2023, mais de 125 mil veículos foram recolhidos por falta de licenciamento no estado.
O processo de licenciamento exige que o responsável informe o número do Renavam e pague a taxa em um dos bancos conveniados, disponível via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Após o pagamento, o documento atualizado pode ser baixado ou impresso pelo portal do Detran-SP, Poupatempo, Senatran ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).
É importante lembrar que pendências como IPVA não pago ou multas impedem a conclusão do licenciamento, deixando o veículo em situação irregular.