Foto: Divulgação
A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna e a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva” realizam, de 17 a 20 de agosto, a XII Festa do Folclore e o XIV Festival Gastronômico do Cambuci “José Rodolfo Ribeiro de Siqueira”, que este ano acontecerão na praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes (Praça da Matriz).
Segundo o Governo Municipal, ambas as festividades figuram entre os principais eventos da Estância Turística de Paraibuna e se tornaram uma grande celebração ao nosso folclore e nossas tradições populares, atraindo – todos os anos –, um bom número de visitantes da cidade e turistas de outros municípios de região para prestigiar à festança em nosso “Chão Caipira”.
A programação, em 2023, contará com praça de alimentação com barracas de comidas típicas; atividades recreativas para as crianças; culinária caipira paraibunense e uma variedade de quitutes do XIV Festival Gastronômico do Cambuci; apresentações musicais e de grupos de danças tradicionais, como o Espetáculo “Expresso Tatu”; Eco Musical – A voz da natureza; Corpo de Baile de Caraguatatuba; Ballet Popular Cordão da Terra; Espetáculo Saladinha de Chita; Quadrilha Flor de Picão; Cauique Bonsucesso e Trio Por um Fio. A programação completa, incluindo o release de cada grupo artístico, está disponível por meio dos links:
Regulamento Concurso de Receitas XIV Festival Gastronômico do Cambuci – 2023;
Release Grupos Artísticos – Festa do Folclore 2023
Segundo a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo, Solange Barbosa, o Cambuci e outros frutos tradicionais produzidos no município tem contribuído para fomentar o desenvolvimento turístico e econômico de Paraibuna. “A valorização do Cambuci e das frutas nativas é muito importante, primeiro porque estamos falando de frutos de um importante bioma que é a mata atlântica, que tem uma porção muito relevante em Paraibuna; segundo, pelo posicionamento de nossa cidade como Estância Turística, e da valorização de produtos e produtores locais, buscando sempre formas de agradar aos turistas, além, é claro, da população paraibunense”, afirma.
Já em relação à Festa do Folclore, o diretor presidente da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, William de Oliveira, destacou à relevância do evento por ele promover à valorização e o fortalecimento das matrizes da cultura tradicional paulista caipira do nosso Chão Caipira. “As atrações artísticas e culturais da Festa do Folclore incentivam essa valorização e fortalecimento da cultura caipira, da música caipira, das artes plásticas, da raiz e linguagem caipira, representando um movimento importante de ênfase dessa cultura, que promove um espaço de intercâmbio de troca cultural e de evidência daquilo que a gente tem de melhor de cultura caipira na nossa cidade”, enfatiza.
Ainda de acordo com William, a Festa do Folclore contará com uma programação repleta de artistas da cultura popular de Paraibuna e de outras cidades do Vale do Paraíba e de São Paulo, que ajudará a enriquecer o evento. “A Festa do Folclore, pela qualidade dos artistas que se apresentarão aqui, garantirá à diversidade cultural local e regional, propiciando ao público uma ampliação da experiência do folclore e da cultura popular paulista e brasileira”, complementa.
Segundo os organizadores, o evento contará com um projeto desenvolvido pela Fundação Cultural de Paraibuna e aprovado pelo Programa de Difusão dos Amigos da Arte, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da verba do ATM – Atendimento Técnico aos Municípios. “Isto é mais um adendo à Festa do Folclore quem vem agregar valor a festa. Teremos uma programação recheada de possibilidades de formação e que virá atender essa diversidade e a potência da cultura popular local, como o “Festival Violada”, com apresentações de shows artísticos, workshops, oficinas, espetáculos de viola para as crianças, uma diversidade de ações culturais ao público”, declara o presidente da Fundação Cultural da Estância Turística de Paraibuna.
CONCURSO DE RECEITAS DE CAMBUCI
Promovido pela Prefeitura, por meio do seu Departamento Municipal de Planejamento, Gestão e Turismo, Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, e do Instituto H&H Fauser, o Concurso de Artesanato e de Receitas de Cambuci, são destaques à parte dentro da programação da XII Festa do Folclore e do XIV Festival Gastronômico do Cambuci, que acontecem de 17 a 20 de agosto.
Para participar do concurso, é preciso que o candidato resida ou tenha atividade econômica em Paraibuna. Menores de idade precisam de autorização por escrito de pais ou responsáveis. Para se inscrever, basta comparecer pessoalmente ao Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo para preencher a ficha de inscrição. As inscrições são gratuitas e acontecem das 7h às 15h, de 11 a 17 de agosto.
O concurso, que conta com o apoio da Atlas Florestal, The Nature Conservancy Brasil (TNC), Câmara Municipal e Casa da Agricultura, irá avaliar receitas nas categorias doce, salgado e bebida, acontece no último dia da festa, domingo, dia 20, a partir das 14h, na Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes (Praça da Matriz).
Segundo os organizadores, um dos destaques da programação, em 2023, será o Seminário “Frutas Nativas e Agrofloresta, Restauração e Geração de Renda Rumo à Soberania Alimentar”, que terá ainda barracas para a venda de produtos derivados do Cambuci e de outras frutas nativas, montadas na praça da Matriz, além de workshops, aulas-show e visitas técnicas.
Foto: Divulgação