Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 05/10/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

05/10/2024 05:31

Fim de ano e férias colocam o Banco de Leite do HM em alerta em São José

Foto: PMSJC

O Ambulatório da Mulher, no Hospital Municipal, entra em alerta nesta época do ano com o período de festas e férias escolares, que afetam a captação de leite materno em São José dos Campos.

“Não está faltando leite, mas o estoque fica reduzido”, disse a enfermeira clínica Helen Faria, responsável pelo ambulatório e pelo banco de leite. “São os meses de férias escolares, e muitas famílias viajam já em dezembro ou têm a rotina modificada. Estamos recebendo doações, mas é um período de alerta para o banco.”

A redução do estoque, que às vezes chega a quase 40%, começa em dezembro e vai até fevereiro. Segundo Helen, para que a queda não chegue a comprometer a oferta, a equipe trabalha o ano todo para que nenhum bebê que precise fique sem receber leite materno.

O banco de leite abastece os bebês prematuros do Hospital Municipal e de todos os hospitais da cidade, públicos e particulares. No HM, o leite materno é oferecido para a UTI neonatal, que cuida dos recém-nascidos prematuros e prematuros extremos (desde 24 semanas de gestação), casos em que as mães precisam de ajuda para a produção de leite, pois o bebê nasceu muito antes do tempo ideal, de 40 semanas.

Como doar
O primeiro passo para a doação é ligar para o Hospital Municipal, pelo telefone 3901-3507, para se cadastrar e receber as orientações iniciais. A doadora não precisa sair de casa. O banco recolhe o leite no endereço de quem está doando.

A próxima etapa é a visita da equipe do banco de leite na casa da pessoa interessada para conversar com ela, explicar o processo e coletar material para exames. Somente após a constatação de que a mãe é uma pessoa saudável, a doação é aprovada.

Veja também