Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 23/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

23/11/2024 04:11

Fim de semana: Ação “Sentindo na Pele” e 7º “Festival de Blues” são destaques em Jacareí

O fim de semana tem como destaques a ação “Sentindo na Pele” e o “Festival de Blues” em Jacareí. Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro, desde 1992, e serve de alerta e reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, buscando conscientizar a sociedade e lutando por igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

Em Jacareí, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência aproveitam o fim de semana e promovem a ação “Sentindo na Pele”, convidando os munícipes que passarem pelo Largo do Riachuelo, entre 9h e 12h, a se colocarem na mesma situação de quem enfrenta as necessidades de acessibilidade. Assim, vendas são colocadas nos olhos das pessoas para que se locomovam de bengala; ou que tentem percorrer um trecho de cadeiras de rodas.

fim de semana

“Nós queremos uma Jacareí em que todos possam exercer o direito de ir e vir. E sentir, de fato, a necessidade do outro é educativo e empático”, disse Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.

As Secretarias de Saúde e Educação do município também estarão presentes na ação neste fim de semana, apoiando a ação e conversando com a população.

Serviço – Sentindo na Pele

– Sexta-feira, dia 3

– Largo do Riachuelo, centro de Jacareí

– Entre 9h e 12h

fim de semana

7º Festival de Blues neste fim de semana

Um dos eventos de música mais tradicionais de Jacareí retoma de forma presencial neste fim de semana. Em sua 7ª edição, o Festival de Blues ocupará o Pátio dos Trilhos na próxima sexta (03), sábado (04) e domingo (05), trazendo o melhor do gênero nacional para a cidade.

O selo do município de ‘Jacareí Terra da Cerveja’ acompanhará a programação. Ao longo dos três dias, seis expositores selecionados via credenciamento, venderão cervejas artesanais produzidas na cidade. Além de barracas com a gastronomia local, também.

Danilo Simi e Marcelo Naves, idealizadores do Festival do Blues, reforçam que a edição deste ano será histórica, pois marca a volta do evento ao seu formato original, que tem como ponto alto a confraternização entre as pessoas em torno de um bem comum: o Blues. “O gênero já ganhou o respeito, a admiração e o coração do cidadão jacareiense, dando a nossa querida cidade o merecido título de Cidade mais Blues do Brasil”, acrescentam.

fim de semana

Programação

A programação começa às 19h30 deste fim de semana. na sexta-feira, com a banda Blues Jam e Ricardo Pescara. Em seguida, às 21h, Marcelo Naves e Danilo Simi dão sequência ao 1º dia de festival. O sábado começa mais cedo, às 18h, com a banda Blues Jam e Lucas Espildora. Às 19h30 é a vez do Marcos Ottaviano e, para finalizar a noite, Igor Prado & Justgroove com participação internacional especial da Tia Carroll.

Já no domingo, os shows ficam por conta de Giba Byblos, às 19h e, para fechar a 7ª edição do Festival do Blues com chave de ouro, Serial Funkers sobe ao palco às 20h30 deste fim de semana.

A entrada para o evento é gratuita e o Pátio dos Trilhos está localizado na Praça Raul Chaves, nº 531. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) e Prefeitura Municipal, com apoio do Hotel Ibis, Omediano Contabilidade, Bicho Solto, Hohner e idealização Naves & Simi Produções.

fim de semana

Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Jacareí foi criada por meio da lei 2.034 de 14 de setembro de 1981, instituída pela lei 2.293 de 12 de novembro de 1985 e constituída por Escritura Pública de 10 de abril de 1987, de personalidade jurídica de Direito Privado, dotada de autonomia técnica, administrativa e financeira.

A Instituição foi criada para administrar o Museu de Antropologia do Vale de Paraíba – MAV, bem como o Patrimônio Cultural da cidade de Jacareí como um todo.

Até o início da década de 90, o Departamento de Cultura era parte integrante da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.

Em 1993, através da lei 3.477 de 29 de dezembro de 1993, altera-se a denominação social – passando a ser Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, a estrutura administrativa e a personalidade jurídica da Fundação, tornando-se agora uma Fundação Pública de Direito Público.

Extingue-se o Departamento de Cultura, que passa a ser gerenciado pela Fundação, como uma de suas diretorias.

A Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” tem por objetivos:

I – estabelecer premissas básicas para uma política cultural do Município;

II – promover e estimular a realização de estudos, programas e projetos que visem à manutenção e dinamização do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, como centro de documentação, convergência e irradiação da histografia Valeparaibana;

III – formular e promover uma política de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico, paisagístico e cultural do Município;

Veja também