O fim de semana tem como destaques a ação “Sentindo na Pele” e o “Festival de Blues” em Jacareí. Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro, desde 1992, e serve de alerta e reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, buscando conscientizar a sociedade e lutando por igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.
Em Jacareí, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência aproveitam o fim de semana e promovem a ação “Sentindo na Pele”, convidando os munícipes que passarem pelo Largo do Riachuelo, entre 9h e 12h, a se colocarem na mesma situação de quem enfrenta as necessidades de acessibilidade. Assim, vendas são colocadas nos olhos das pessoas para que se locomovam de bengala; ou que tentem percorrer um trecho de cadeiras de rodas.
“Nós queremos uma Jacareí em que todos possam exercer o direito de ir e vir. E sentir, de fato, a necessidade do outro é educativo e empático”, disse Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.
As Secretarias de Saúde e Educação do município também estarão presentes na ação neste fim de semana, apoiando a ação e conversando com a população.
Serviço – Sentindo na Pele
– Sexta-feira, dia 3
– Largo do Riachuelo, centro de Jacareí
– Entre 9h e 12h
7º Festival de Blues neste fim de semana
Um dos eventos de música mais tradicionais de Jacareí retoma de forma presencial neste fim de semana. Em sua 7ª edição, o Festival de Blues ocupará o Pátio dos Trilhos na próxima sexta (03), sábado (04) e domingo (05), trazendo o melhor do gênero nacional para a cidade.
O selo do município de ‘Jacareí Terra da Cerveja’ acompanhará a programação. Ao longo dos três dias, seis expositores selecionados via credenciamento, venderão cervejas artesanais produzidas na cidade. Além de barracas com a gastronomia local, também.
Danilo Simi e Marcelo Naves, idealizadores do Festival do Blues, reforçam que a edição deste ano será histórica, pois marca a volta do evento ao seu formato original, que tem como ponto alto a confraternização entre as pessoas em torno de um bem comum: o Blues. “O gênero já ganhou o respeito, a admiração e o coração do cidadão jacareiense, dando a nossa querida cidade o merecido título de Cidade mais Blues do Brasil”, acrescentam.
Programação
A programação começa às 19h30 deste fim de semana. na sexta-feira, com a banda Blues Jam e Ricardo Pescara. Em seguida, às 21h, Marcelo Naves e Danilo Simi dão sequência ao 1º dia de festival. O sábado começa mais cedo, às 18h, com a banda Blues Jam e Lucas Espildora. Às 19h30 é a vez do Marcos Ottaviano e, para finalizar a noite, Igor Prado & Justgroove com participação internacional especial da Tia Carroll.
Já no domingo, os shows ficam por conta de Giba Byblos, às 19h e, para fechar a 7ª edição do Festival do Blues com chave de ouro, Serial Funkers sobe ao palco às 20h30 deste fim de semana.
A entrada para o evento é gratuita e o Pátio dos Trilhos está localizado na Praça Raul Chaves, nº 531. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) e Prefeitura Municipal, com apoio do Hotel Ibis, Omediano Contabilidade, Bicho Solto, Hohner e idealização Naves & Simi Produções.
Fundação Cultural
A Fundação Cultural de Jacareí foi criada por meio da lei 2.034 de 14 de setembro de 1981, instituída pela lei 2.293 de 12 de novembro de 1985 e constituída por Escritura Pública de 10 de abril de 1987, de personalidade jurídica de Direito Privado, dotada de autonomia técnica, administrativa e financeira.
A Instituição foi criada para administrar o Museu de Antropologia do Vale de Paraíba – MAV, bem como o Patrimônio Cultural da cidade de Jacareí como um todo.
Até o início da década de 90, o Departamento de Cultura era parte integrante da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.
Em 1993, através da lei 3.477 de 29 de dezembro de 1993, altera-se a denominação social – passando a ser Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, a estrutura administrativa e a personalidade jurídica da Fundação, tornando-se agora uma Fundação Pública de Direito Público.
Extingue-se o Departamento de Cultura, que passa a ser gerenciado pela Fundação, como uma de suas diretorias.
A Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” tem por objetivos:
I – estabelecer premissas básicas para uma política cultural do Município;
II – promover e estimular a realização de estudos, programas e projetos que visem à manutenção e dinamização do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, como centro de documentação, convergência e irradiação da histografia Valeparaibana;
III – formular e promover uma política de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico, paisagístico e cultural do Município;