20/05/2024 06:39

Fim de semana: Dia Mundial do Turismo e os eventos de Jacareí

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, o Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) da região de São José dos Campos, está com 150 vagas abertas para cursos gratuitos, em parceria com a Prefeitura de Jacareí e apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Clique aqui e acesse mais detalhes na página do Programa Capacita Já, da Prefeitura.

Os interessados podem optar por três áreas: Desenvolvimento regional da qualidade turísticaMercado turístico e Elaboração de projetos turísticos e de hospitalidade.

As aulas acontecerão nos dias 28, 29 e 30 de setembro, durante a semana do turismo, e serão ministradas a distância, por meio da plataforma Microsoft Teams. Após a conclusão, os alunos receberão o certificado do curso.

Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e ter acesso à internet. Não é preciso ter experiência na área. A ficha de inscrição está disponível na página do Programa Capacita Já. As vagas são limitadas.

Participa Jacareí

Atenção moradores dos bairros Veraneio Ijal e Veraneio Irajá! O Participa Jacareí de sábado (25) mudou de horário, de 9h para 14h. O encontro será no mesmo local, na EMEIF Presbítero Mabito Shoji, na rua Cecília Meirelles, 10, no Veraneio Ijal. Reforçando: às 14h!

Para atender o protocolo de combate à Covid-19, haverá distanciamento e distribuição de senha, 30 minutos antes de começar a reunião. É obrigatório também o uso de máscara. A programação completa dos próximos encontros com a população, você encontra clicando aqui.

O objetivo do ‘Participa Jacareí’ é elencar prioridades para canalizar os recursos visando a melhoria da qualidade em infraestrutura e serviços. No encontro, foram apresentados os investimentos em obras de ampliação e construção de nove creches, o que resultou na geração de 1720 vagas em 2020, zerando a fila de espera. Um exemplo é a creche do Jardim Colônia, num dos bairros mais afastados, mas que segue o mesmo padrão de qualidade dos outros prédios construídos na região central.

Também foi informado que a terceira ponte “já está concluída” e que continuam as obras de ligação da Malek Assad com a Humberto de Alencar Castelo Branco, que também será duplicada. Terá, ainda, a continuidade do sistema viário ligando o Jardim Flórida à Avenida Lucas Nogueira Garcez.

Outras obras de infraestrutura foram apresentadas, como duplicação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no Parque dos Sinos, revitalização do Morro do Cristo, canalização dos córregos Alambari e Mandi, passarela sobre o Rio Paraíba com passagem independente para ciclistas, entre outras.

MAV mostra celebra os 10 anos da premiação Mestre Cultura Viva
e marca a retomada das atividades presenciais do museu

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), inaugurou na quinta-feira (23), a exposição Artes e Saberes: Mestres Cultura Viva, uma celebração aos 10 anos da premiação dos guardiões dos saberes de Jacareí.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de alguns dos Mestres homenageados e seus familiares, além de autoridades locais. Pela Fundação, estiveram presentes o presidente Guilherme Mendicelli, a diretora de Patrimônio Selma Fernandes, a museóloga Patrícia Cruz, assessores e funcionários da instituição, além da representante da cadeira de Culturas Populares do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Luciana Marinho.

Mendicelli reforçou a generosidade da partilha dos Mestres Cultura Viva. Os saberes e fazeres dos nossos mestres são passados de geração em geração, nos ensinando também e eternizando suas trajetórias na história de Jacareí”, pontuou o presidente da FCJ. A diretora de Patrimônio acrescentou que “a exposição vem para fortalecer a imagem dos Mestres e Mestras que tanto contribuem para o fortalecimento de nossa identidade cultural”, disse Selma Fernandes.

Exposição

Nesta primeira década de premiação aos Mestres Cultura Viva, foram homenageados 43 jacareienses. A exposição limitou os premiados de 2019 até 2021, sendo 10 no total, entre eles: Lígia Siqueira Machado (Mestra Mãe de Santo), Raymundo Pinto Magalhães Júnior (Mestre dos Ritmos Afro-Brasileiros), Reinaldo dos Santos de Jesus (Mestre Capoeira) e Roberto Moreira Cordeiro (Mestre Palhaço), que foram os premiados de 2021. E os mestres Raimundo de Moraes Silva (Mestre Samba de Roda e Capoeira), Narciso Roberto da Silva (Mestre Capoeira), Marilene de Brito Lima (Mestra Capoeira de Angola), Carlos Bueno Guedes (Mestre Literatura), Antônio Rodrigues Cardoso (Mestre Cordel), Joy Unger Ramos Denkena (Mestra Arraiolo) e Geraldo Magela dos Santos (Mestre Arte Figurativa), homenageados anteriormente.

A visitação gratuita, sem agendamento prévio, pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, também, aos sábados, das 10h às 16h. O MAV está localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 143, Centro.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também