A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, divulgou nesta quinta-feira (9), que irá iniciar um grande bloqueio de sinal das caixinhas piratas de TV, comumente conhecidos como ‘gato net’. O bloqueio deverá interromper o sinal de de 5 a 7 milhões de aparelhos.
Por meio do Plano de Ação de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos, as práticas de fiscalização deste tipo de pirataria será aprimorada para poder bloquear os sinais dos aparelhos modernos, que acabam conseguindo ”escapar” dos bloqueadores utilizados. A agência estima que desde 2018, mais de 1,7 milhões de TV Box foram inutilizados. O total deste montante de aparelhos soma mais de R$400 milhões de reais.
“Espera-se, assim, impedir ou prejudicar de forma significativa o funcionamento desses equipamentos e desestimular o seu uso”, afirma a agência em comunicado
Danos do ‘gato net’
Segundo a Anatel, o mercado paralelo de ‘gato net’, prejudica a transmissão legal de televisão por assinatura em R$15 bilhões por ano. Além disso, representantes da empresa afirmam que os usuários deste tipo de serviço ilegal estão sujeitos a serem hackeados e terem seus dados roubados, pois o aparelho, uma vez conectado ao roteador pode acessar dados compartilhados.
O bloqueio dos aparelhos piratas deverão ocorrer de forma gradual a partir dos desdobramentos dos planos de interrupção de sinal pirata.
Fotos: Reprodução.