18/05/2024 11:14

Finados: como será a visita aos cemitérios em São José e Jacareí

finados

Neste feriado de Finados, como será a visita aos cemitérios em São José e Jacareí?

Claro, é tempo de homenagear familiares e amigos já falecidos, o Dia de Finados é marcado pela visita aos cemitérios, orações, além das velas e flores para iluminar e colorir os túmulos.

E para garantir que a data seja celebrada de forma consciente, a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Prefeitura de São José dos Campos, vai promover ações nos cemitérios com o intuito de orientar a população sobre a forma correta de deixar vasos e plantas, cuidados com objetos e possam acumular água, entre outras informações para evitar criadouros do mosquito da dengue.

Nos dias 1º e 2 de novembro, das 8h às 17h, dois agentes do CCZ farão as abordagens, juntamente com a entrega de materiais educativos.

Os cemitérios visitados serão:

– Cemitério Municipal Colonia Paraíso
– Cemitério e Crematório Parque das Flores
– Cemitério Padre Rodolfo Komorek
– Cemitério Distrital de Eugênio de Melo
– Cemitério Municipal Maria Peregrina Santana
– Cemitério Horto São Dimas

finados

Finados em Jacareí

Os cemitérios municipais de Jacareí – Campo da Saudade (Avareí) e Jardim da Paz (Parque Santo Antônio) – ficarão abertos das 6 às 18h, no Feriado de Finados (2 de novembro). Nos demais dias o expediente continua das 7h30 às 17h. Este ano, no entanto, não poderão ocorrer os tradicionais cultos e missas, no dia do feriado. A medida visa evitar aglomerações nos locais.

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, reforça a importância de o público continuar respeitando as normas sanitária de combate à pandemia, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel.

finados

Histórico

O cemitério Campo da Saudade foi construído em 1871 e tem 7.513 jazigos. Por ser um dos mais antigos da região, o cemitério tem alguns túmulos tradicionalmente visitados como os da “Adélia”, do “Padre Saint Clair” e da “Menina Janaína” – que faleceu aos cinco dias de vida. O cemitério Jardim da Paz, no Parque Santo Antônio, foi construído em 1981 e possui 9.087 jazigos.

Trânsito no Finados

A Secretaria de Mobilidade Urbana pede a atenção dos motoristas que transitarem pelas proximidades das Avenidas Avareí e Olinda Mercadante (Parque Santo Antônio), que estarão com trechos interditados para facilitar o acesso de visitantes aos cemitérios municipais. Haverá agentes de trânsito e sinalização no local, para orientar os motoristas sobre os desvios nas imediações dos dois cemitérios.

cemitério

Avareí

No sentido centro/bairro/Dutra, haverá interdição da Avenida Avareí, com desvio no cruzamento com a Faria Lima, sendo permitido trânsito local até a Rua São Vitorino. Já no sentido bairro/centro, haverá interdição com desvio para a Rua João da Cruz Mariano e Rua Celso Moreira Almeida, acessando a rotatória da Malek Assad e Faria Lima.
O acesso à UPA Central será feito pela Rua da Consolação (lateral do Cemitério Campo da Saudade), e Rua dos Ferroviários, que terá trecho com mão dupla.

Parque Santo Antônio

Nas proximidades do cemitério Jardim da Paz, a intervenção será na Avenida Olinda Mercadante, entre os números 1124 a 1206. Nesse trecho, haverá proibição de estacionamento para evitar bloqueio no viário, priorizando o tráfego do transporte coletivo e apoio na travessia nas faixas de pedestre.

Dia dos Fiéis Defuntos

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.

O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.

No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas… leia mais…

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também