São José dos Campos e as forças de segurança têm intensificado as operações integradas preventivas contra aglomerações com o objetivo de garantir mais saúde, sossego e segurança à população e diminuir a propagação da covid-19 no município.
No último final de semana, a GCM (Guarda Civil Municipal) orientou os munícipes e dispersou aglomerações em vias públicas do Campos de São José 2, na região leste, e no Campo dos Alemães, na zona sul.
A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.
O trabalho integrado realizado através do programa São José Unida também é realizado pelo DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) e Polícia Militar através da Atividade Delegada e conta com o apoio dos agentes da Mobilidade Urbana, da Polícia Civil e das demais forças de segurança.
Fiscalização
Em outra frente de atuação, equipes do DFPM e da GCM reinterditaram, no último sábado (25), uma adega e tabacaria no Conjunto Elmano Ferreira Veloso, na região sul.
O estabelecimento comercial estava fechado desde o último dia 12 de agosto, sem poder funcionar desde então. No sábado, as equipes da Prefeitura constataram que o local estava com as portas abertas, descumprindo a determinação das autoridades municipais.
Durante o final de semana, foram aplicadas 18 multas em estabelecimentos comerciais por irregularidades como falta de documentação para funcionamento e/ou constatação de aglomeração de pessoas, descumprindo as regras sanitárias de combate à covid-19 estabelecidas no Plano São Paulo, do governo do Estado.
Ações integradas
Durante o final de semana, guardas civis municipais e policiais militares orientaram 495 munícipes. Foram vistoriados 259 veículos (carros e motos), com a apreensão de 49 carros e motos.
A Prefeitura e as forças de segurança aplicaram ainda 38 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.
Patrulhamento
Proteger e servir” é o lema da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos, que atua no município para preservação da vida e para garantir mais segurança à população. Com o objetivo de se aproximar ainda mais da comunidade, agora a corporação também conta com patrulhamento comunitário com bicicletas.
Após a nova modalidade lançada neste ano ter sido intensificada na região central e nos bairros, chegou a vez dos parques. Além de zelarem pelo lazer seguro dos frequentadores, os guardas dão orientações sobre os cuidados da pandemia da covid-19, como o uso de máscara e a importância de evitar aglomerações.
Neste sábado (25), quem foi ao Parque da Cidade, na região norte, para momentos de descanso e lazer com a família e amigos pôde perceber a atuação da GCM.
“A gente consegue ficar mais próximo da população realizando o trabalho preventivo. O Parque da Cidade tem bastante fluxo de munícipes, especialmente nos finais de semana e feriados, e este reforço é importante para todos”, disse Leonardo Dantas, que tem 26 anos e atua na GCM há 3 anos.
Para Abner Vinícius, que tem 25 anos e é guarda civil municipal desde 2018, o uso das bicicletas agiliza e facilita a patrulha. “Orientamos a população sobre o respeito às normas dos parques e locais públicos e os munícipes têm atendido muito bem”.
Proteção
Glacy Barbosa Landim e Gabriela Barbosa Landim são mãe e filha e aproveitaram o sábado para tirar fotos e passear com a família pelo Parque da Cidade. O momento fica melhor, segundo elas, com a presença da GCM.
“Ter a Guarda trabalhando aqui, circulando e orientando melhor a segurança é muito bom. As pessoas podem respeitar mais os ambientes e isso inibe casos de violência”, afirmou Glacy.
“As pessoas ficam mais protegidas e seguirão as regras, usando máscaras em lugar público. Gosto de vir aqui no Parque da Cidade com a minha família”, disse Gabriela.
Mais segurança
O patrulhamento com bicicletas reforçará ainda mais o trabalho preventivo que já é realizado em todas as regiões da cidade nas vias e equipamentos públicos com viaturas 100% elétricas, motocicletas, ônibus de videomonitoramento e também a pé.
A intensificação do trabalho da GCM tem sido realizada através do programa São José Unida, liderado pela Prefeitura e que reúne as forças de segurança com o objetivo de evitar a violência e reduzir a criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.
A consolidação e ampliação das ações do programa São José Unida integram o Plano de Gestão 2021-2024.