Foto: Reprodução
Frei Vittorio Infantino, renomado por sua dedicação à comunidade, faleceu aos 86 anos em Caçapava. Nascido em 1938 em Tricárico, Itália, ele era o nono de dez filhos e iniciou seus estudos no Seminário dos Franciscanos Conventuais em Assis, na Itália, obtendo uma licenciatura em Teologia pelo Colégio Seráfico em Roma.
Após sua ordenação sacerdotal, Frei Vittorio iniciou seu ministério em Spinazzola, Itália, por dois anos. Em 1966, ele veio ao Brasil, onde se dedicou à evangelização e a diversas obras sociais. Ao longo de seus 52 anos de serviço no país, ele teve um impacto significativo em várias cidades, incluindo Caçapava, Ubatuba, Santo André e Jacareí.
Em nota, o Hospital São Francisco de Assis, comunicou que o falecimento do frei Vittorio Infantino, ocorreu nesta quarta-feira, 05, após 12 dias de internação, sendo 10 dias em UTI, em decorrência do agravamento de um câncer. Frei Vittorio foi o precursor deste hospital e através do seu anúncio conseguiu convocar muitas pessoas em torno desta obra, que tanto bem fez à saúde de Jacareí e cidades vizinhas.
O Hospital São Francisco de Assis também agradeceu a Deus pela sua vida e informou que o velório acontece na ONG Conviver em Caçapava, situada na Rua Ângelo Augusto Lacerda Gonçalves, 21 – Residencial Esperança, e o sepultamento será hoje, logo mais às 16h no Cemitério Municipal, na Avenida da Saudade. Haverá Missa de corpo presente às 14h na ONG Conviver.
Frei Vittorio deixou um legado notável, especialmente na área da educação e assistência social. Ele foi mestre de noviços entre os franciscanos e reitor do Seminário de Filosofia na Diocese de São José dos Campos por três anos. Também lecionou Sociologia, Antropologia Teológica e Ecumenismo na Faculdade de Filosofia em Taubaté, São Paulo, e São Luís do Maranhão.
Seu trabalho social incluiu a construção de duas casas para retiros espirituais de leigos: a Casa Kolbe, em Caçapava, e a Casa Emaús, em Ubatuba. Ele também fundou um asilo para idosos em Ubatuba, o Hospital São Francisco em Jacareí, e duas instituições para crianças especiais em Jacareí e Caçapava.
Nos últimos anos, Frei Vittorio residia em Caçapava, onde continuava seu trabalho auxiliando na Associação Conviver e dirigindo um pequeno centro de espiritualidade. Este centro servia como um local de retiro e oração, refletindo sua dedicação contínua à vida espiritual e ao serviço comunitário.