Foto: CMSJC / Flavio Pereira
Os vereadores Fernando Petiti (MDB), Marcão da Academia (PSD) e Dulce Rita (PSDB), membros da Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo, estiveram no aeroporto de São José dos Campos na última semana. Os parlamentares se reuniram com o presidente do conselho administrativo da concessionária SJK Airport, empresa que administra o aeroporto, Eduardo Valle, a quem entregaram um ofício pedindo a implantação de uma sala multissensorial, conhecida como “calm zone”.
No documento, eles alegam a necessidade de haver mais espaços inclusivos, adequados a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares, a exemplo dos já implantados na cidade, nos shoppings Vale Sul, Jardim Oriente e Center Vale, e recentemente nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Atualmente o aeroporto joseense opera voos regulares de cargas, mas há a expectativa de retomada dos voos comerciais de passageiros.
O TEA é um distúrbio que afeta a capacidade de interação social. Ambientes com muita movimentação, luzes e barulho, como saguões e centros comerciais, podem causar estresse em pessoas com TEA. As “calm zone” funcionam como um refúgio de calma, descanso e conforto.
Desde 2018, a Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo dá voz às necessidades dos autistas e discute políticas públicas, aproximando mães, pais, organizações não governamentais, secretarias municipais e órgãos estaduais.