Os funcionários da General Motors em São José dos Campos aprovaram o acordo de layoff proposto pela direção da empresa, a informação foi divulgada pelo sindicato da categoria na tarde desta terça-feira (27).
A proposta foi apresentada em assembleia pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região (Sindmetal) e garante estabilidade no emprego para todos os trabalhadores durante a suspensão dos contratos.
O acordo de layoff afetará cerca de 1.200 trabalhadores da fábrica e terá duração de até dez meses, a partir de 3 de julho. Durante esse período, o segundo turno será suspenso e operários de todos os setores da empresa serão impactados. Segundo o Sindmetal, a General Motors alega que a medida se deve à queda nas vendas de veículos.
O sindicato apresentou alternativas ao layoff, como a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, mas a proposta não foi aceita pela GM. Diante disso, o sindicato negociou a manutenção de todos os postos de trabalho como condição para o acordo.
Detalhes do acordo de layoff foram estabelecidos nas negociações entre o Sindicato e a GM. Os trabalhadores em layoff receberão 100% do salário líquido, sendo parte desse valor pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o restante depositado pela empresa.
Como forma de compensação pela suspensão dos contratos e a consequente não recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a GM pagará 8% a mais de salário. Além disso, os trabalhadores em layoff não terão desconto de Imposto de Renda.
A suspensão dos contratos não afetará o período de férias dos operários, e a GM se comprometeu a pagar o 13º salário completo, bem como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o reajuste salarial na data-base da categoria (1º de setembro). Os benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde, também serão mantidos.
Durante o layoff, os operários terão a oportunidade de fazer cursos de requalificação, que serão realizados online. Para auxiliar nos gastos mensais com internet, a GM concederá uma ajuda de custo.