Foto:PMSJC
Após cinco anos de trabalhos, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) obteve nesta semana uma certificação para se integrar à Rede de Escolas Associadas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Conquistar o selo foi só mais um passo na caminhada que vem sido percorrida ao longo dos últimos anos.
A Fundhas desempenha um papel importante na formação de crianças e adolescentes de São José dos Campos há 36 anos. E há pouco também passou a oferecer cursos profissionalizantes voltados para toda a população, com atividades durante a manhã, tarde a noite.
“Todas essas melhorias contemplam questões de infraestrutura, qualidade, certificações voltadas às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ESG (Governança ambiental, social e corporativa), para que nós tenhamos sempre a qualidade que o público de São José exige e que também agora fazem parte dos requisitos que a Unesco”, explica George Zenha, presidente da Fundhas.
Entre os requisitos para fazer parte da rede associada é necessário que a instituição tenha vertentes voltadas à educação, cultura e a cultura de paz. “São vertentes que a Fundhas se encaixa perfeitamente. Entendemos que a instituição tem todos esses requisitos desde 2018, quando o processo teve início. Houve um atraso por conta da pandemia, mas mesmo assim nós não deixamos de cumprir todas essas etapas que a Unesco exige”, complementa Zenha.
Ruth Zorneta, diretora do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), também exalta a certificação: “fizemos todo o processo ao longo desses anos e estamos muito felizes por esse reconhecimento”.
A certificação da Unesco é um reconhecimento importante para o trabalho que vem sendo realizado. Além de um intercâmbio com outras instituições internacionais, ela abre portas para benefícios como projetos de captação de recursos e investimentos, sempre voltados à cultura de paz, educação e cultura.
Rede de escolas da Unesco
A Unesco é uma agência especializada das ONU (Organização das Nações Unidas) com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945. Tem o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais e comunicações.
A Rede de Escolas Associadas da Unesco (RedePEA) tem como objetivo “construir as defesas da paz nas mentes” de seus estudantes.
A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da Unesco e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de gênero, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade internacional.
Hoje, a RedePEA representa uma rede mundial de 11.700 instituições de ensino em 182 países, que oferecem educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico, educação profissional ou de ensino superior de formação de professores. No Brasil, são mais de 500 instituições associadas.