GCM: Com a chegada do fim do ano, aumenta a circulação de pessoas na região central da cidade. É um período em que acontecem as compras de Natal. Visando reforçar a segurança tanto dos consumidores quanto dos comerciantes, a Guarda Civil Municipal de Jacareí iniciou o patrulhamento a pé, no Centro.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, este tipo de policiamento também promove maior interação com a comunidade. “O patrulhamento feito a pé é muito importante, principalmente nessa época do ano, pois além da presença efetiva da Guarda Civil proporcionar mais tranquilidade aos comerciantes e àqueles que estão realizando suas compras de final de ano, também é uma forma de aproximar mais nossos GCMs da população”, comenta.
O patrulhamento é feito por duas equipes, cada uma composta por três guardas civis e conta com o apoio da ronda motorizada.
As áreas atendidas compreendem as imediações da Avenida Siqueira Campos, Rua Bernardino de Campos, Rua Dr. Lúcio Malta, Rua Cel. Carlos Porto, Rua Alfredo Shüring, e Rua Barão de Jacareí.
GCM celebra 61 anos
Uma das mais antigas do Estado de São Paulo, a Guarda Civil de Jacareí completou 61 anos no último dia 31 de outubro. E como já virou tradição, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão promoveu uma homenagem à corporação.
Na oportunidade, foi comunicado a destinação de R$ 205 mil para aparelhamento da Guarda Civil, por meio de emenda impositiva aprovada pela Câmara Municipal.
Além de grande parte do efetivo da GCM, o evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. A solenidade também contou com um breve ato ecumênico do pastor e GCM, Rogério Olímpio, e o pároco da Igreja Matriz Imaculada Conceição, Padre Eduardo Fraga.
História
A Guarda Civil de Jacareí foi criada em 31 de outubro de 1960, por meio da lei municipal N° 587. No início contava com 10 integrantes, que usavam bicicletas no patrulhamento. A comunicação entre estes integrantes era feita por duas luzes, uma vermelha e outra verde, localizada na Vila Denise, onde hoje fica a Estação de Tratamento de Água Central do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
A luz verde indicava que a tranquilidade pairava na cidade e a luz vermelha indicava que algo errado estava acontecendo. Com o passar dos anos o número de integrantes foi aumentando e a GCM começava a ter seus primeiros veículos: um jipe, logo após uma picape Ford 100 e um Fusca preto. Em meados de 1980, foram adquiridas as peruas Kombi, que por conta da cor azul e branca, a GCM ficou conhecida como Trovão Azul.
Em 30 de junho de 1988, por meio da lei 4108, foi criada a Secretaria de Segurança de Jacareí, hoje denominada Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, cuja estrutura engloba além da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Procon.
Efetivo
Atualmente a GCM conta com um efetivo de 248 guardas civis, sendo 221 homens e 27 mulheres. E além de contribuir com as demais forças de segurança no trabalho de proteção aos cidadãos, a Guarda Civil de Jacareí desenvolve ações preventivas por meio dos projetos Semeadores da Paz e Tocando o Futuro.
Mais segurança
A ação conjunta da Guarda Civil Municipal de Jacareí, Polícia Militar, com o Helicóptero Águia, e apoio do COI (Centro de Operações Integradas) resulta cada vez em números melhores em Jacareí.
“O COI tem sido fundamental na integração das forças de Segurança da cidade. E mais uma vez foi ferramenta efetiva em uma operação que teve êxito, com a prisão dos envolvidos”, avaliou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Júlio.