12/04/2024 15:30

GCM de São José dá cursos para aprimorar corporações

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos tem ampliado a exportação de conhecimento e experiência para as corporações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e até de outros estados brasileiros.

Na última sexta sexta-feira (28), foi concluído o curso de tiro defensivo para seis guardas civis municipais de Cajamar (SP), que tiveram aulas teóricas e práticas.

As atividades são adequadas ao Método Giraldi (também conhecido como Treinamento Defensivo na Preservação da Vida), que consiste em um conjunto de técnicas e normas utilizado por forças de segurança em todo o país.

Além disso, é um método recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Cruz Vermelha Internacional, por ser focado na segurança do agente, da vítima e também do agressor.

Os participantes do curso passaram por treinamentos de tiro em alvos e em situações cotidianas simuladas. O preparo também incluiu manuseio de pistolas, revólveres e armas longas.

Troca de experiências

Além da prática no estande de tiro da GCM de São José, os agentes de Cajamar receberam aulas teóricas de legislação, técnicas de negociação, controle emocional em situações de risco, preservação da vida e progressão em ambientes hostis.

A troca de experiências e conhecimento entre as corporações é amparada pela Lei Federal 13.022, de 2014, que deu aos guardas civis municipais o poder de polícia administrativa e recomenda o compartilhamento de recursos para ações de formação.

Desde 2017, a GCM de São José já ministrou treinamentos e cursos para as corporações de Taubaté, Campos do Jordão, Ubatuba e Lorena e da cidade mineira de Itajubá, entre outras.

Aprimoramento

O subcomandante da GCM de Cajamar, Ederson David Inácio, destacou a importância do curso para melhoria do serviço prestado à população.

“Aprendemos muito com a GCM de São José. Realizamos um treinamento muito próximo da realidade de rua, em um estande de tiro muito bem estruturado”, disse Inácio.

“Os conhecimentos que adquirimos de tiro defensivo serão muito úteis para prestarmos um serviço ainda melhor à população de Cajamar, garantindo mais segurança e preservando vidas”, completou.

Capacitação constante

Paralelamente aos ensinamentos que ministram, os guardas de São José todos os anos participam de cursos de atualização com o objetivo de aprimorar e agilizar o trabalho operacional do dia a dia e o atendimento à população.

As atividades envolvem treinamentos de tiro com o método Giraldi, defesa pessoal, controle de distúrbios civis e patrulhamento comunitário, entre outras.

No mês passado, a GCM passou a utilizar armas não letais de eletrocondutividade em todos os tipos de patrulhamento comunitário realizados pela corporação.

O objetivo é garantir a preservação das vidas dos guardas, infratores e munícipes, garantindo mais segurança a todos os envolvidos nos atendimentos de ocorrências.

Modernização da GCM

Desde 2017, a Guarda Civil Municipal passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

A GCM foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também