25/05/2024 11:25

GCM e DFPM encerram festa clandestina com 300 pessoas

Após denúncias da população, a Prefeitura de São José dos Campos encerrou, na madrugada deste domingo (11), festa clandestina com cerca de 300 pessoas em uma chácara no bairro Águas de Canindu, na região norte.

O trabalho foi realizado por guardas civis municipais e agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais). Todas as pessoas estavam sem máscaras.

Os organizadores do evento foram multados em R$ 11.050 e os proprietários da chácara, em R$ 7.250, por descumprimento das regras determinadas pelo Plano São Paulo de combate à covid-19.

Além de multados, foi registrado Termo Circunstanciado de Ocorrência para que sejam responsabilizados por crime contra a saúde pública (artigo 268 do Código Penal), cuja pena prevista é de detenção de um mês a um ano, além de multa.

Durante a ação fiscal, foram apreendidas bebidas alcoólicas.

As irregularidades constatadas foram aglomeração, perturbação do sossego público, falta de máscaras e realização de evento não autorizado pelos decretos municipais e estaduais contra o coronavírus.

Interdições

Em outra frente de atuação, guardas civis municipais, agentes do DFPM e policiais militares, com apoio dos agentes de Mobilidade Urbana, interditaram seis estabelecimentos comerciais no feriado de 9 de Julho (sexta), no sábado (10) e no domingo (11) por estarem funcionando após o horário permitido no Plano São Paulo do governo do Estado, descumprindo os decretos municipais e estaduais de combate à covid-19.

Entre estes locais estão adegas e bares nas regiões sul e norte da cidade.

O trabalho preventivo e integrado através do programa São José Unida também conta com a participação da Polícia Civil, que tem atuado em casos onde ocorrem reaberturas sistemáticas de estabelecimentos comerciais em descumprimento às interdições.

A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).

Ações integradas

Durante o feriado prolongado, guardas civis municipais e policiais militares orientaram 322 munícipes. Foram vistoriados 252 veículos (carros e motos), com a apreensão de 17 carros e motos.

A Prefeitura e as forças de segurança aplicaram ainda 127 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também