Foto: PMSJC
O portal GeoSanja está completando 4 anos de existência em 2023 como uma referência em plataformas de pesquisa e dados geográficos. Lançado em outubro de 2019, o site traz um vasto banco de informações sobre a cidade e facilita o acesso pelos cidadãos.
Por meio da seleção de ícones disponíveis na aba inferior da tela, o munícipe pode destacar locais específicos de interesse como escolas municipais, UBSs, feiras livres, pontos de ônibus e até mesmo ciclovias. Os usuários também podem conferir todas as árvores cadastradas com QRCode na cidade e acompanhar o andamento de obras públicas de São José dos Campos por meio do “De olho na obra”.
A população pode consultar localizações livremente, seja por endereço, coordenadas ou até mesmo inscrição imobiliária. O portal conta com funcionalidades avançadas de medição, possibilitando que os usuários calculem distâncias e áreas, desenhando livremente ou selecionando feições.
Desde seu lançamento, com a aprovação da Lei de Zoneamento Municipal, a plataforma aprimorou seu desempenho para garantir uma experiência mais fluída e eficiente, e hoje permite ajustar a transparência dos mapas publicados, melhorando a visualização e sobreposição de camadas, que podem ser comparadas entre si.
A plataforma oferece ainda a flexibilidade de exportar mapas em diversos formatos, como shapefile, KML, DWG/DXF, ou gerar relatórios sobre áreas específicas em formato PDF, simplificando a documentação de informações.
O projeto foi desenvolvido internamente pelos técnicos da área de TI – Tecnologia da Informação – em parceria com a Assessoria de Geoprocessamento da Prefeitura de São José dos Campos, utilizando ferramentas Open source (código aberto). Além de eliminar custos de licença de propriedade para utilização do sistema, o município tem mais liberdade para efetuar a customização e desenvolvimento de aplicações na ferramenta, tendo em vista atender a real necessidade da população.
No último ano, o portal passou por diversos aprimoramentos através de parceria da Prefeitura com a empresa Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais), contrato este realizado com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).