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O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), iniciou uma consulta pública para debater a privatização da operação de 14 linhas de balsas no estado. Entre as rotas incluídas no plano de concessão, previsto para 2025, estão as de Santos-Guarujá, na Baixada Santista, e São Sebastião-Ilhabela, no Litoral Norte.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, o contrato de concessão terá duração de 30 anos, com valor estimado entre R$ 300 milhões e R$ 1 bilhão. O projeto prevê a renovação das embarcações, melhorias na infraestrutura dos ancoradouros e a transição para operações eletrificadas, com o objetivo de modernizar e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A consulta pública estará aberta para contribuições até 23 de dezembro de 2024.
Travessias incluídas na concessão:
• São Sebastião-Ilhabela (Litoral Norte)
• Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá e Santos-Vicente de Carvalho (Baixada Santista)
• Cananéia-continente, Cananéia-Ariri, Cananéia-Ilha Comprida e Iguape-Juréia (Litoral Sul)
• João Bosco-Taquacetuba, Taquacetuba-Bororé e Bororé-Grajaú (Grande São Paulo)
• Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha (Vale do Paraíba)
O governo defende que a iniciativa irá melhorar a infraestrutura e a eficiência dos serviços, mas o projeto pode gerar debates sobre o impacto para os usuários e comunidades locais.
A população pode participar da consulta pública por meio do site da Secretaria de Parcerias em Investimentos.