26/02/2024 10:40

Governo de SP anuncia reajuste das tarifas das linhas intermunicipais da EMTU

Foto: Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo divulgou, os novos valores das tarifas das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba / Litoral Norte, com os reajustes passando a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2024.

De acordo com o governo estadual, o percentual de reajuste médio nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU é de 13,64%, consideravelmente inferior à inflação de 28,40%, acumulada desde a última revisão tarifária, em janeiro de 2020, segundo o IPC-Fipe.

A gestão justifica a necessidade de aumento das tarifas por conta do reajuste que se teve nos combustíveis e outros bens de consumo de operação, como a elevação do custo de mão de obra e, no caso dos veículos elétricos, também a elevação do custo da energia elétrica.

A EMTU gerencia e fiscaliza mais de 900 linhas metropolitanas em 134 municípios de cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. As tarifas das linhas variam de acordo com a região em que estão inseridas, trajeto percorrido e também o tipo de serviço prestado – comum, seletivo, especial, corredor e VLT, por exemplo.

As novas tarifas por linhas podem ser consultadas no site da EMTU.

Sobre a EMTU – reajuste das tarifas
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e o transporte de quase 2 milhões de pessoas por dia.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também