Foto: Divulgação
O governador em exercício, Felicio Ramuth, e a secretária Executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris, participam da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde e o “Gabinete 3D – Saúde”, promovidos pelo Governo de São Paulo, nesta segunda-feira (18/3), no município de São José dos Campos. Durante o evento, será anunciado novos recursos para todos os 39 municípios e 103 instituições filantrópicas da região do Vale do Paraíba, por meio de um termo de acordo e compromisso de gestão.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é otimizar os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal). São cerca de 2,5 milhões de habitantes da região beneficiados.
Entre os meses de fevereiro e março, as oficinas acontecem, também, nos municípios de Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Registro e cidades da Grande São Paulo.
A primeira fase das oficinas foi realizada em 2023 e aprofundou o debate sobre soluções para as três áreas mais relevantes observadas pelo programa de Regionalização: saúde mental, oncologia e cardiologia.
Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir.
Gabinete 3D
Pensando na otimização dos serviços oferecidos à população e na definição de políticas públicas, o Governo de SP desenvolveu o Gabinete 3D, projeto que visa a articulação entre secretários do Estado e gestores de cada município. O nome da ação remete aos três “Ds” que regem a gestão: Diálogo, Dignidade e Desenvolvimento.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi a pasta escolhida para a inauguração da iniciativa, conforme as demandas de saúde identificadas durante a primeira fase das Oficinas da Rede Regional de Atenção à Saúde. Com o projeto, são promovidos encontros com lideranças políticas locais, administradores dos hospitais e visitas às unidades hospitalares da região.