Fotos: Divulgação
Unidades da Etec (Escola Técnica) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) estão em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (8). A informação foi confirmada pelo Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza). Até a semana passada, eram 71 e agora já são 81 unidades.
Em São Paulo, um ato público está marcado para às 14h. A concentração, segundo o sindicato, será no campus da Fatec-SP (Av. Tiradentes, 615). Dali, sairá uma passeata rumo à administração central do Centro Paula Souza.
O Sintesp informou que a realização do ato no campus da Fatec/SP tem, também, o objetivo de “demonstrar indignação com a decisão do governo Tarcísio de ceder as instalações do prédio a uma universidade privada”.
Além disso, o sindicato reforçou os quatro eixos da greve: reajuste, bônus, carreira e defesa das escolas do Centro Paula Souza. “O ato também dará visibilidade à luta contra a entrega do prédio histórico, que conta com o apoio das entidades estudantis”, diz o Sintesp em nota.
De acordo com o sindicato, quatro motivos levaram a categoria a anunciar a paralisação: a desvalorização salarial, condições precárias de trabalho, o desmonte da educação técnica e financeira pública e a falta de diálogo e negociação por parte do governo estadual.
A categoria ainda afirma que a falta de profissionais está levando a sobrecarga de trabalho, além da falta de infraestrutura adequada e equipamentos tecnológicos atualizados.