Foto: Divulgação
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está impactando o funcionamento das agências no Vale do Paraíba, em resposta a uma paralisação nacional da categoria por tempo indeterminado.
Conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de SP (Sinssp), servidores de várias cidades da região, incluindo Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, Taubaté e Ubatuba, aderiram ao movimento.
Nesta terça-feira, pelo menos quatro agências amanheceram fechadas: Pindamonhangaba, Cruzeiro, Jacareí e Guaratinguetá.
O aposentado Clóvis Pereira da Silva, que teve um compromisso agendado para segunda-feira (15) em Pindamonhangaba, encontrou a agência fechada e só soube da greve ao tentar retornar na manhã seguinte. “Fiz o agendamento na sexta-feira à tarde, fui orientado a comparecer ontem, mas a agência estava fechada. E agora? Tenho uma exigência a cumprir. Será que vou conseguir resolver isso?” questionou.
O Sinssp divulgou uma nota com suas reivindicações, que incluem a exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social, reestruturação de carreira, melhores condições de trabalho e investimentos em tecnologia.
Enquanto a greve continua, o INSS orienta a população a utilizar os canais remotos do órgão, como o aplicativo ‘Meu INSS’ e o telefone 135, para resolver pendências.
Está prevista para esta terça-feira (16) uma nova rodada de negociações entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Condsef para tentar resolver a situação.