Dois guardas municipais que prestavam serviços no Atende Bem da Prefeitura de Jacareí sofreram desacatos por parte do munícipe P.G.L.P, de 47 anos, que chegou ao local querendo atendimento imediato, e para isso tentou entrar na parte da frente da fila, segundo B.O registrado no 3º. D.P. de Jacareí.Um dos GCM que estava de plantão no local disse ao munícipe que ele teria que aguardar como os demais na fila, foi quando P.G.L.P começou a desacatar os guardas municipais, que mesmo assim tentaram dialogar com o munícipe. Essas tentativas foram em vão. Os guardas até conseguiram afastá-lo do local, mas em determinado momento ele retornou e as ofensas recomeçaram.
Com o reinício dos xingamentos, os guardas deram voz de prisão e o imobilizaram. Devido à resistência, e com receio de fuga e ainda preservar a integridade física do autor e de terceiros, ele foi algemado e conduzido ao 3º. Distrito Policial que lavrou um Boletim de Ocorrência como Termo Circunstanciado.
O Atende Bem da Prefeitura de Jacareí é monitorado por câmeras de vigilância, mas devido a problemas técnicos não estão em funcionamento.
Na delegacia, P.G.L.P. informou à autoridade policial que “se dirigiu ao local para pagar seu IPTU, quando foi chamado por um atendente local, e ao se aproximar dele, os GCMs locais o impediram, então ele se exaltou e passou a xingar os guardas, porém está arrependido”.