Foto: PMSJC
O Hospital Municipal de São José dos Campos vai fazer um mutirão de atendimento pré-operatório na próxima sexta-feira (3). A meta é atender em um único dia 240 pacientes que irão passar por cirurgias eletivas no hospital.
Serão 12 horas de atendimento, com 6 médicos anestesistas e 6 enfermeiras. Além da avaliação com os anestesistas, alguns pacientes farão outras avaliações para o pré-cirúrgico, dependendo de cada caso.
Para a médica anestesista Fabiana Mara Scarpelli Caldeira, coordenadora médica do ambulatório do HM, o mutirão pré-operatório vai ajudar a agilizar ainda mais as cirurgias eletivas.
“Estamos tendo um volume grande de cirurgias com mutirões que o Hospital Municipal está fazendo aos finais de semana. Com isso, pensamos em fazer também um mutirão pré-operatório para otimizar o atendimento para os médicos e para os pacientes”, afirmou a médica.
Os pacientes que irão participar do mutirão serão informados no dia sobre a data de suas cirurgias, que serão marcadas para curto prazo. É um esforço extra do HM para atender os pacientes que esperam por cirurgias que não são de urgência.
Cirurgias
Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Hospital Municipal faz mutirões de cirurgias eletivas todos os finais de semana desde março.
A previsão é fazer cerca de 1.500 cirurgias extras por ano. Aos sábados e domingos são feitas cirurgias extras de várias especialidades, como ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia, ortopedia, cabeça e pescoço e cirurgia geral.