Foto: Divulgação
O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) deverá receber novos investimentos com o aumento do teto do MAC (Média e Alta Complexidade), recurso permanente viabilizado pelo Ministério da Saúde, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na manhã do domingo (6), em reunião na Sede da Prefeitura, em Taubaté. O desejo da gestão municipal é que o HMUT conte com R$ 16 milhões ao ano.
O encontro contou com a presença do Prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), secretários municipais e a reitora da Universidade de Taubaté, Nara Fortes.
“A partir da aprovação do novo teto, a cidade passa a ter um recurso permanente para poder ajudar no custeio do hospital”, disse Alckmin
“O pleito fala em torno de 16 milhões por ano, o que daria mais de R$ 1 milhão por mês. Mas vamos verificar. Isso é o pleito, né? Aí tem que analisar, porque o critério é para todos. Mas é um dinheiro necessário, importante, vai ajudar quem precisa”, completou o vice-presidente.
Segundo Alckmin, o desejo é que Estado de São Paulo também consiga contribuir com recursos financeiros, e se possível, estadualizar o hospital o quanto antes, para superar a crise financeira e fortalecer a retomada das atividades do HMUT.
Confira o áudio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB)
Já o prefeito José Saud, disse que foi um erro o município assumir o controle do HMUT, pois o custo das operações é pago com dinheiro público dos taubateanos, porém a unidade acaba atendendo de regiões vizinhas o que acaba onerando os cofres da cidade.
“Agradeço a visita do vice-presidente e que fique certo uma coisa, precisamos de apoio financeiro e de apoio político para que o Estado assuma todos os custos para que mais tarde tenhamos condições de obter um hospital que atenda apenas aos Taubateanos. Pois a única coisa que o Hmut tem de municipal é que só o município paga a maior conta e quem utiliza é toda a região”.
Confira o áudio do prefeito José Saud (MDB)