Uma família, residente em São José dos Campos, passou por uma situação inusitada e assustadora que jamais imaginou passar, ao receber a notícia do falecimento de um familiar que estava internado no Hospital Municipal. O caso ocorreu ontem, sábado (29).
A tristeza tomou conta de todos, familiares de outras cidades e estado querendo saber data e horário do velório, a família “do morto” já preparando roupas para o enterro, conversando com a funerária, todo o processo para sepultamento já adiantado, quando surge um novo acontecimento: a filha do morto recebeu do Hospital Municipal as vestes e junto a elas uma dentadura. Isso chamou a atenção da família, já que o anunciado morto não usava dentadura.
Ao perceber que algo estava errado, percebeu o médico vindo em sua direção e, pedindo desculpas, informou que a pessoa morta não era o familiar e sim uma outra pessoa com o mesmo nome. Dois homens com o mesmo nome haviam dado entrada no hospital e no caso um deles havia falecido, o que acabou, por falta de comunicação adequada, gerando a confusão.
Toda essa história já tinha se passado três horas, a esposa do suposto morto já tinha divulgado a morte do marido nas principais redes sociais, e como a família é tradicional de Jacareí e goza de inúmeros amigos, precisou retificar o anúncio da morte do marido, em meio a uma mistura de alegria e tristeza, já que o esposo continua internado e seu estado de saúde ainda inspira cuidados. O homem, continua internado no Hospital Municipal de São José dos Campos.
O caso teve grande repercussão nas redes sociais, após a esposa do homem internado postar um relato da situação vivenciada na internet.
Nota oficial do Hospital Municipal sobre o caso
O Hospital Municipal de São José dos Campos lamenta o equívoco que houve durante a comunicação de um óbito de paciente homônimo (primeiro nome) de outro paciente que acabara de ser admitido no mesmo setor de emergência.
Logo após a constatação do fato, entramos em contato com os familiares para fazer a correção da informação e depois, pessoalmente, nos desculpamos com as famílias.
O hospital vai revisar seus protocolos de comunicação para que situações assim não ocorram.
O HM de São José é referência na região e procura constantemente se aprimorar para prestar o melhor atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Foto: Divulgação/ PMSJC
- VEJA TAMBÉM:
- Como ficará o pedágio na Dutra? O que pode mudar em 2022
- Jacareí: Bolsa Trabalho abre 120 vagas; auxílio é de R$ 540