25/05/2024 18:36

Hospital Municipal realiza número recorde de cirurgias em julho

Em julho, o Hospital Municipal de São José dos Campos, que é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e administrado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), realizou o inédito número de 1.742 procedimentos cirúrgicos num único mês.

Para alcançar esse feito, foram mobilizadas equipes médicas de 12 especialidades cirúrgicas, profissionais de enfermagem e de outros setores da saúde e da área administrativa. O objetivo foi mitigar o impacto negativo da pandemia na realização das cirurgias eletivas em alguns períodos de 2020 e 2021.

Como o hospital é referência em atendimento a pacientes com covid na cidade, esses procedimentos foram reduzidos durante os picos da doença pela necessidade de reorganização dos leitos hospitalares.

Dessas 1.742 cirurgias, 254 foram procedimentos de urgência, 592 obstétricos e 896 eletivos – 702 em caráter hospitalar e 194 ambulatorial. Os resultados corresponderam quase ao dobro da meta mensal (475) e foram obtidos por meio da realização de múltiplos mutirões aos finais de semana e feriados, além da ampliação do horário de funcionamento pleno do centro cirúrgico, com o serviço ocorrendo das 7 às 23h nos dias úteis.

Com o sucesso alcançado em julho, a previsão é que o ano seja encerrado sem nenhum prejuízo ao cronograma de realização de cirurgias eletivas do município, mesmo com o grande volume de internações registradas por covid. Paralelamente à priorização dos atendimentos às vítimas da pandemia, sempre foi mantida a atenção aos pacientes portadores de outras doenças, visando a continuidade e resolutividade dos tratamentos para evitar o agravamento dos quadros.

“Esses números trazem esperança para os joseenses que aguardam um procedimento cirúrgico em meio a um ano tão difícil para a cidade e mostram o compromisso do hospital e da Secretaria de Saúde em manter os indicadores dentro de um nível de excelência”, afirmou o diretor técnico do Hospital Municipal, Carlos Maganha.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também