Foto: Divulgação
O casal Maria das Graças Rosa (63) e Gilmar Altino da Costa (61) oficializaram sua união em uma cerimônia que aconteceu na última quinta-feira (7), dentro da internação Oncológica do Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Seu Gilmar realiza tratamento no hospital há dois anos e Dona Maria o acompanha no quarto.
Moradores da cidade de Ubatuba, eles já estão juntos há 37 anos. Seu Gilmar criou dois filhos de Dona Maria e hoje, além das noras, a família conta com três lindos netos. Um dos filhos mora no Japão e acompanhou a cerimônia por vídeo. Já o filho que mora aqui, cuidou de toda parte burocrática para realizar o sonho do casal de oficializarem esta união.
Segundo eles, o casamento já estava agendado, mas a necessidade de internação do Seu Gilmar fez com que tudo fosse feito dentro do Hospital.
“Já estava tudo marcado há meses e como ele precisou ser internado, meu filho ligou no cartório para assinarmos a documentação aqui no hospital mesmo” – disse Dona Maria, enquanto se arrumava para a cerimônia.
ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE DO HOSPITAL
Quando a equipe ficou sabendo da necessidade do casal de realizar a cerimônia dentro do Hospital houve uma mobilização de diversos setores para proporcionar a melhor experiência possível para eles neste momento importante.
A Assistência Social acompanhou todo o processo, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar avaliou e orientou como tudo deveria ser realizado dentro do quarto (já que ele está em isolamento), a Equipe de Oncologia convidou um pastor (da mesma denominação que o casal frequenta) e orientou tanto ele como o Oficial do Cartório sobre os procedimentos e o Setor de Captação conseguiu com empresas parceiras um bolo confeitado, roupas sociais, decoração para o quarto e as alianças do casal. Sem contar os colaboradores do hospital que individualmente contribuíram com maquiagem, adereços, buquês e vários outros detalhes que emocionaram a todos.
“A experiência foi maravilhosa! Uma sensação única. Durante o dia a gente não assimila direito, mas quando eu cheguei em casa, a sensação de missão cumprida foi espetacular” – disse Ariane Furtado Moreira, Supervisora da Oncologia do HSFA.