Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Ilhabela anunciou a realização de uma audiência pública no próximo dia 9 de outubro, às 18h, para discussão dos problemas e melhorias na travessia da balsa. O Radar Litoral tem publicado reportagens sobre a situação enfrentada por usuários nas últimas semanas. No feriado de 7 de setembro, o tempo de espera chegou a sete horas.
A fila do lado de São Sebastião chegou no bairro da Vila Amélia, a cerca de 2km do embarque. Do lado de Ilhabela, a fila passou do Perequê, tendo passado por ruas da Barra Velha.
Em dias comuns, o usuário tem esperado até quatro horas para conseguir fazer a travessia. O número de balsas em operação tem sido reduzido.
A audiência foi solicitada por meio de requerimento assinado pelo vereador Gabriel Rocha, que em sua justificativa ressaltou que as reclamações dos usuários das balsas que fazem a travessia São Sebastião-Ilhabela são constantes. “As balsas se encontram em péssimo estado de conservação, e, não raro, precisam ser paralisadas por não apresentarem condições de realizar a travessia, gerando atrasos e diversos transtornos aos usuários. Além das longas filas e dos atrasos a que são submetidos frequentemente, os usuários também sofrem com o péssimo serviço prestado”.
Ainda de acordo com o parlamentar, apesar de todo empenho, é certo que o Legislativo não obteve êxito em suas inúmeras tentativas de solucionar o problema. “De modo que a população por sua vez, clama por uma solução e por melhorias no serviço de travessia da balsa. Nesse sentido, a realização dessa audiência pública tem o objetivo de discutir os problemas e buscar meios de solucioná-los, bem como, visa cobrar das autoridades competentes as melhorias necessárias no sistema de travessia de balsas”.
Para debater os assuntos relacionados foi convocado o Secretário Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; e foram convidados os promotores de justiça de Ilhabela, a juíza de Ilhabela, o governador do Estado de São Paulo, o deputado Estadual Edmir Chedid, e o prefeito Antonio Luiz Colucci.
A audiência será realizada no plenário do Legislativo e contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais: Facebook, Youtube e site www.camarailhabela.sp.gov.br.