Foto: PMIB
Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está implementando um sistema descentralizado de esgotamento sanitário na comunidade de Castelhanos, no Canto do Ribeirão. Esse sistema, composto por biodigestores e auxiliares, visa beneficiar aproximadamente 30 residências.
As obras estão em pleno andamento e prometem não apenas preservar o meio ambiente, evitando a poluição dos recursos hídricos, mas gerar avanços econômicos e sociais para a comunidade. O estudo do Instituto Trata Brasil destaca os benefícios do saneamento básico, incluindo a redução de doenças, o impulso ao turismo, a valorização imobiliária e melhorias nos indicadores educacionais e de produtividade.
“Estamos comprometidos em proporcionar uma mudança positiva na vida dos moradores de Castelhanos. A preservação ambiental é uma prioridade, assim como a saúde e o bem-estar da comunidade”, destacou a secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância do investimento. “Cada real investido em saneamento gera uma economia de quatro reais em saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estamos construindo um futuro mais saudável e sustentável para Ilhabela”, disse.
Além disso, o biodigestor, responsável por acelerar a decomposição da matéria orgânica nos esgotos domésticos, junto com caixas de gordura, caixas para a secagem do lodo e sumidouros, compõem um sistema de fácil manutenção, possibilitando que os próprios moradores assumam a responsabilidade, conforme orientação da equipe de instalação.