Foto: Divulgação
As Irmãs Carmelitas deram vida a cinco novos mantos para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, agora disponíveis para aquisição nas Lojas do Santuário Nacional em Aparecida. A renda das vendas será revertida para o auxílio da Ordem do Carmo.
A Ordem do Carmo, que tem suas raízes no final do século XI, tem sua espiritualidade ancorada em dois pilares: o profeta Santo Elias e a Virgem Maria, vista pelas Carmelitas como Mãe e Irmã.
As Irmãs começaram a tradição de fabricar os mantos para a Novena da Padroeira em 2009 e foram as responsáveis pelo manto que o Papa Francisco recebeu em sua visita a Aparecida (SP) em 2013.
Sobre os novos mantos para Nossa Senhora Aparecida
Os mantos recém-criados são: Manto Ave-Maria, Manto Imaculado Coração, Manto Salve Rainha, Manto Pentecostes e Manto Oração Mariana. Cada um deles carrega simbolismos únicos, como o trigo, que representa a fertilidade, e as flores em formato de rede, uma homenagem aos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora em 1717. Elementos como a coroa e flores brancas também estão presentes, simbolizando a pureza de Maria.
Marina Salvati, Coordenadora do Núcleo Comercial do Santuário Nacional, expressou sua alegria com o projeto: “Cada manto carrega consigo uma história, nesse bordado feito pelas irmãs. Estamos muito felizes com esse projeto carregado de muita fé, muita devoção e de muito amor à Nossa Senhora”.
Esta é a segunda vez que as Irmãs Carmelitas se envolvem em um projeto desse tipo. Em 2023, elas produziram os Mantos Regionais para a Novena da Padroeira, bordando cinco mantos inéditos que representam todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, cada um com características que refletem a biodiversidade, as tradições e os pontos turísticos de cada região.
Saiba mais
Concessão do Parque da Cidade de SJC é tema de debate na Rádio CBN Vale
O Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), foi um dos convidados do Jornal CBN Vale 1ª Edição desta quinta-feira (9). Durante a entrevista, Anderson citou várias ações desenvolvidas pela prefeitura e reforçou a necessidade da população joseense participar da corrente de solidariedade, com doações as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Um dos pontos de destaque na entrevista, foi o tema “concessão do Parque da Cidade”, com manifestação de diversos ouvintes da Rádio CBN Vale através das plataformas digitais da emissora.
Em resposta aos ouvintes, o Prefeito Anderson Farias destacou que trata-se de uma concessão, e não de uma privatização, como vem sendo divulgado de maneira errada pelas redes sociais.