Foto: Reprodução EDP
No primeiro semestre deste ano, mais de 14.600 moradores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba enfrentaram interrupções de energia devido a incidentes envolvendo pipas enroscadas na fiação, conforme divulgado pela distribuidora de energia elétrica EDP.
Ao todo, foram registradas 426 ocorrências durante o período, sendo 98 somente em junho. As cidades com maior número de registros foram Cruzeiro (17), Guaratinguetá (13) e Pindamonhangaba (12). No Litoral Norte, Caraguatatuba teve 9 ocorrências em junho.
Embora os números tenham apresentado uma redução em comparação ao primeiro semestre de 2023, ainda persiste a preocupação devido aos transtornos causados e ao risco de acidentes graves para quem solta pipas e para a população ao redor.
A EDP utiliza a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) para minimizar o impacto desses incidentes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia. Durante as férias escolares, período de maior incidência desses eventos, a empresa intensifica os alertas e orientações:
Preferir espaços abertos como parques e campos para soltar pipas, longe de redes elétricas;
Não tentar resgatar pipas presas na fiação elétrica;
Evitar o uso de cerol ou linha chilena, produtos que são proibidos e podem causar acidentes graves.
Os números destacam a importância de conscientizar sobre os riscos associados à brincadeira de empinar pipas próximas a infraestruturas elétricas e vias movimentadas.