26/02/2024 11:59

Inmet alerta sobre risco de tempestade a partir desta segunda no Vale do Paraíba

Foto: Internet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para o risco de tempestades no Natal em todas as cidades do Vale do Paraíba. As fortes chuvas podem ocorrer na região entre meio-dia desta segunda-feira (25) e 10h de terça-feira (26). O grau de severidade do alerta de tempestade é de “perigo potencial”.

Segundo o Inmet, a intensidade do fenômeno pode ocasionar chuva de 20 a 30 milímetros por hora e de até 50 milímetros por dia – cada milímetro de chuva equivale ao volume de um litro de água acumulada sobre um metro quadrado.

A região pode ainda ser castigada por ventos intensos (40 a 60 km/h) e queda de granizo. A boa notícia é que há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

“Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, informou o instituto.

Deve-se ainda evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada enquanto a tempestade durar. Em caso de ocorrências, deve-se acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também