A chegada de uma frente fria fez cair as temperaturas e há menos de 30 dias do início do inverno 2022 e já tem gente pensando o que fazer durante as férias, ou onde ir na estação mais fria do ano?
O inverno chegará oficialmente no próximo dia 21 de junho no Brasil, o país tropical pode ficar bem gelado, e oferece regiões com as mais variadas paisagens e com destinos para todos os gostos. E assim como belas praias no verão, temos também incríveis destinos para curtir o frio, cada vez mais estruturados e preparados para receber turistas.
Bucólicas cidades com clima ameno, cercadas por belíssima natureza e montanhas são sempre uma excelente opção para quem gosta de viajar no inverno, nada como tomar um vinho e curtir uma noite pertinho de uma lareira.
Os destinos de inverno no estado de São Paulo costumam ficar mais cheios durante a estação, é claro, em especial no mês de julho, que também corresponde ao período de férias escolares.
Enfim chegaremos ao período de alta temporada em muitas cidades e não há nada mais revigorante do que fazer uma pausa para conhecer uma cidade diferente e relaxar apreciando novas paisagens!
Por isso o Trânsito Aberto preparou uma lista com seis dos melhores destinos para você curtir o friozinho em São Paulo no inverno 2022, em meio as montanhas, sempre com boa comida, um vinhozinho, para você que viaja sozinho ou sempre com aquela companhia especial.
As cidades se prepararam para o inverno 2022 e ainda oferecem atrações especiais como festival gastronômico, rota dos vinhos, esportes radicais, muita natureza e até um parque para esquiar.
DESTINOS PARA O INVERNO 2022
1. Cunha
Esta pequena cidade no interior de São Paulo, é o maior município em extensão territorial do estado, possui como marca registrada seus belos campos de lavanda. Certamente é um dos lugares para ir no frio em São Paulo sobretudo por ser uma região montanhosa com paisagens bucólicas e pousadas charmosas.
Além disso, durante o mês do julho, a grande atração é o Festival de Inverno que acontece somente nos fins de semana, presente na região há duas décadas. Tradicionalmente o evento conta com exposições, shows e concertos. E não pode faltar uma visita ao lavandário de Cunha.
2. Campos do Jordão
O mais tradicional e badalado destino de inverno, com arquitetura no estilo alpino, Campos do Jordão é um dos principais lugares para ir no frio em São Paulo. Refúgio principalmente dos paulistanos quando as temperaturas caem, é na pequena cidade que acontece um dos maiores festivais de inverno da América Latina, em julho.
3. Holambra
Uma ótima opção para o inverno 2022 é um pequeno pedaço da Holanda, que fica a 135 km da capital de São Paulo. O município também é conhecido como “Cidade das Flores” e além disso pela arquitetura e gastronomia típica dos Países Baixos. O destaque fica com as plantações floridas, que dão origem a Expoflora, provavelmente a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.
- VEJA TAMBÉM
- O que fazer no outono? Dicas para aproveitar a estação em 2022
- Festas juninas na região! Confira onde curtir as festividades
4. São Bento do Sapucaí
Em meio à Serra da Mantiqueira, a charmosa São Bento do Sapucaí atrai principalmente amantes da natureza, que buscam na serra um refúgio silencioso e tranquilo. Perto de São Paulo a apenas 185 km, a cidade tem como vizinha a badalada Campos de Jordão e a igualmente tranquila Santo Antônio do Pinhal.
A Pedra do Baú, por exemplo, é um dos pontos procurados por aventureiros. Por isso o local é ideal para saltos de paraglider, escaladas, além de caminhadas e mountain-bike. Para quem não quer se aventurar, com certeza vale chegar ao topo de carro a fim de apenas contemplar as belezas da Serra da Mantiqueira.
5. Santo Antônio do Pinhal
Também em plena Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal fica a 170 km da capital paulista é com certeza é destaque entre os destinos no inverno 2022. Um de seus atrativos é o Jardim dos Pinhais, que reúne plantas de diversos países em oito jardins temáticos. Além disso, na temporada de inverno, a cidade fica cheia durante a feira de artesanato e a festa da orquídea.
6. São Roque
A cidade de São Roque fica a apenas 66 km de São Paulo e tem roteiros para todos, por isso é um dos melhores lugares para ir no inverno 2022. Indicado para os amantes do vinho e da gastronomia, a Rota do Vinho, por exemplo, possui 10 km de extensão e mais de 31 estabelecimentos que são divididos em 3 estradas.
O Ski Mountain Park, é uma espécie de mini estação de esqui em meio às montanhas, ideal para crianças e adultos. Por lá, é possível praticar esqui e snowboard, além de tobogã, teleférico, arvorismo, torre de alpinismo e muito mais.
INVERNO 2022 CHEGA UM MÊS ANTES COM FORTES ONDAS DE FRIO
O inverno 2022 começa oficialmente, pelo critério astronômico às 21h14 do dia 21 de junho, porém o trimestre de junho a agosto (JJA) é considerado o chamado inverno climático ou meteorológico para fins de estatística, uma vez que a data astronômica é móvel.
O inverno 2022, um mês antes da data astronômica o inverno vai começar a se instalar no Brasil. O mês de maio até o momento tem anomalias de temperatura mínima perto ou acima da média na maior parte do Sul do Brasil e máximas abaixo da média em quase toda a região.
Depois de um abril que foi marcado por temperatura perto ou abaixo da média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas que foi mais quente na maior parte do Paraná. Março foi mais quente que a média no Paraná e mais frio que o normal em grande parte dos estados gaúcho e catarinense.
Com o padrão atmosférico que se projeta vai se instalar durante esta segunda quinzena de maio, a tendência é que muitas áreas do Sul do Brasil terminem o mês com temperatura próxima ou abaixo da média histórica. Como assinalado no prognóstico climático da MetSul para o outono de 2022, a segunda metade de maio, historicamente, apresenta características mais próximas do inverno 2022 e será o caso deste ano.
*Com informações da MetSul: https://metsul.com/inverno-chega-um-mes-antes-em-2022-com-fortes-ondas-de-frio/ .