Foto>PMSJC
São José dos Campos emitiu a ordem de serviço para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos em áreas do município sujeitas a deslizamentos, solapamento de margens e inundação.
O trabalho será executado pelo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O valor do contrato é de R$ 1,68 milhão, com prazo de 10 meses para realização das atividades.
Durante as pesquisas de campo, os técnicos vão fazer visitas às casas. Eles estarão identificados e vão explicar aos moradores os objetivos do plano. É importante que os proprietários autorizem a entrada dos profissionais para que o trabalho tenha êxito e beneficie à população.
Na primeira ação prática, as pesquisadoras Alessandra Cristina Corsi e Larissa Felicidade Demarco, do IPT, se reuniram com a equipe técnica para delinear o cronograma e alinhar os próximos passos.
A atualização do plano engloba o mapeamento das áreas de risco geológico-geotécnico e a indicação das alternativas para intervenções nesses locais. Esse estudo vai analisar também quatro sub-bacias, nas regiões norte e leste, que apresentam problemas críticos de inundação.