12/04/2024 15:26

Jacareí adota novos procedimentos na vacinação

A Prefeitura de Jacareí anunciou neste domingo (28) medidas para tentar evitar novos casos de falsa vacinação. No último sábado (27), a cidade teve pela segunda vez um episódio em que a dose da vacina contra a Covid-19 não foi injetada, apesar da seringa ter furado o braço do idoso.

Entre as medidas anunciadas, está a colocação de profissionais para checarem a vacinação contra a Covid-19. Esses profissionais ficarão ao lado dos responsáveis pela aplicação da dose e deverão observar todo o processo de vacinação e esclarecer as dúvidas de quem recebe a vacina, para deixar que o vacinador focado apenas na aplicação da dose.

No último sábado, a Polícia Civil apreendeu duas seringas usadas com dose completa e quatro seringas usadas com meia dose. Todas as seringas eram da auxiliar de enfermagem que foi flagrada cometendo a falsa vacinação. O caso está sendo investigado pela polícia.

A Prefeitura de Jacareí, além de ter demitido a funcionária temporária, anunciou neste domingo que irá procurar todas as pessoas vacinadas por essa profissional no último sábado para averiguar por meio de fotos e vídeos se elas, realmente, foram vacinadas. Caso seja comprovado que o idoso não recebeu a dose, ele receberá a vacina novamente. O idoso que foi vítima da falsa aplicação gravada no último sábado retornou no mesmo dia ao drive-thru do Educamais para receber realmente a vacina.

As outras medidas anunciadas pela prefeitura foram:

• A campanha de vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta segunda-feira (29) somente com profissionais da rede pública. Os profissionais temporários serão submetidos a novos treinamentos e revisão da contratação;

• Ampla divulgação do protocolo de vacinação, com todos os passos;

• Será assegurado a todos o direito de estar acompanhado na vacinação, assim como fotografar e filmar o ato da vacinação, respeitando a identificação facil do vacinador que desejar;

• As vacinas devem ser guardadas em locais com climatização adequada, nos quais serão instaladas câmeras de monitoramento e serão inspecionadas diariamente pela Vigilância Sanitária;

• Diante da dificuldade na contratação de profissionais para aplicação da vacina nos postos, será feita uma campanha de adoção de postos ou turnos de vacinação pelas unidades de saúde do município que possam ceder pessoal técnico para, no horário de trabalho, incorporarem a equipe da Secretaria de Saúde.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também