26/02/2024 11:02

Jacareí participa da Semana Estadual de Mobilização contra as arboviroses

Foto: PMJ

Jacareí realiza até o próximo dia 2 de dezembre a Semana Estadual de Mobilização Contra as Arboviroses (Dengue, Zika Vírus e Chikungunya). O objetivo é envolver a população na campanha para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências, locais de trabalho e demais áreas comuns dos bairros e da cidade.

A ação, realizada pelo Governo do Estado, é promovida em Jacareí pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde. Ao longo da semana, os trabalhos contínuos de vistoria de imóveis e esclarecimento de dúvidas à população serão intensificados. Haverá, ainda, atividades de orientação nas Unidades de Saúde e em algumas feiras livres.

“Essa ação é uma grande força-tarefa para combater o mosquito da dengue, focada em eliminar os criadouros do Aedes aegypti na cidade e alertar a toda a população. O combate à dengue precisa do envolvimento de todos, é uma tarefa contínua e que não depende somente do poder público, mas também de cada um dos moradores da cidade, portanto, é imprescindível que a população permita a entrada dos Agentes de Combate a Endemias em suas residências e siga as suas orientações. Nossas equipes utilizam uniforme, colete e apresentam o crachá da Prefeitura de Jacareí”, explica Fábio Prianti, diretor da Vigilância em Saúde de Jacareí.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Vigilância à Saúde, pelo telefone (12) 3955-9623.

Análise de Densidade Larvária

O resultado da última ADL (Análise de Densidade Larvária) do município, realizada em Outubro, apresentou um IB (Índice Breteau) de 1,2. O índice apresenta aumento em relação à última análise, realizada no mês de Julho, que foi de 0,2. Os bairros com os maiores índices são os da região Oeste de Jacareí.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0 o resultado é satisfatório; de 1,1 a 3,9 é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0 é considerado alto risco.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Dados da Dengue

Em 2023, até o momento, a Diretoria de Vigilância em Saúde recebeu 4.632 notificações de possíveis casos da doença em Jacareí, sendo que 912 foram confirmados como casos autóctones e 30 casos importados de outros municípios. O acompanhamento das estatísticas pode ser feito no site da Prefeitura, pelo Portal da Dengue, que é atualizado semanalmente.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também