22/02/2024 14:29

Jacareí recebe boa avaliação em levantamento da CGU

A transparência pública de Jacareí teve nota 8,98 em levantamento feito pela CGU (Controladoria Geral da União), superando a média nacional, que é de 6,86. A 2ª edição da ‘EBT (Escala Brasil Transparente) – Avaliação 360°’ avaliou o grau de cumprimento de dispositivos da LAI (Lei de Acesso à Informação) e de outros normativos sobre transparência pública em todos os estados, no Distrito Federal e nos 665 municípios com mais de 50 mil habitantes.

A nova avaliação da CGU foi dividida em duas partes. A primeira, feita de abril a agosto de 2020, analisou a Transparência Ativa – ou seja, se os entes publicam nos sites oficiais e portais de transparência os dados exigidos por lei. A segunda parte, de junho a setembro do ano passado, analisou a Transparência Passiva. Nessa etapa, foram feitas três solicitações de informação, por usuários diferentes, que não se identificaram como funcionários da CGU.

Em relação ao resultado anterior, de 2018, quando Jacareí obteve nota 8,76, houve melhora. Na região do Vale do Paraíba, foram avaliados, desta vez, 12 municípios. A maior cidade da região, São José dos Campos, obteve nota 5,75. Na primeira edição do levantamento, em 2018, o município obteve nota 5,45.

Portal

O Portal da Transparência da Prefeitura de Jacareí é dedicado a expor informações sobre receitas, despesas, contratações, processos de compras e outras publicações relacionadas aos gastos públicos. No site da Prefeitura de Jacareí, o internauta pode acessar esta área pela home, no ícone ‘Transparência’. O acesso pode ser feito por computador, tablet ou smartphone.

“Nos momentos de crise, a transparência se faz ainda mais essencial na busca pela aplicação eficiente dos recursos públicos. Estamos aperfeiçoando, ainda mais, nosso portal para que o controle popular possa ser exercido de forma clara e objetiva”, destaca o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também